Newsletter VRSA
[ nº183 ] 6 13 novembro 2014 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt
Foto do destaque principal

A VRSA - Sociedade de Gestão Urbana (SGU) foi distinguida com o selo de «Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano» 2014. Com este galardão, a empresa responsável pela gestão e distribuição de água no concelho de Vila Real de Santo António vê reconhecida a excelência e segurança da água que chega à população vila-realense.

O galardão é um dos «Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos» que será atribuído na 9ª Expo Conferência da Água, no dia 19 de novembro, no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

Esta distinção premeia as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

Este é também o resultado do investimento superior a 12 milhões que está atualmente a ser levado a cabo pela VRSA SGU em todo o concelho, através da criação de novas redes de abastecimento de água.

Com a atribuição deste rótulo, o município de VRSA vê reconhecido o trabalho diário realizado ao longo dos últimos anos pela empresa municipal e aumenta ainda mais a confiança juntos dos consumidores.

A atribuição do prémio baseia-se em critérios como o cheiro e sabor da água fornecida, a realização da totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água, ou o cumprimento, em pelo menos 99%, dos valores paramétricos nos estudos de rotina.

Os «Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos» pretendem contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos.

A organização está a cargo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e do Jornal Água & Ambiente.

Ver mais
 
Foto destaque secundário

Autarquia de VRSA congratula-se com a adjudicação da obra de dragagem da foz do Guadiana

O município de Vila Real de Santo António congratula-se com a adjudicação da primeira fase da obra de desassoreamento da Foz do Guadiana e espera que a intervenção, que permitirá que a barra do rio recupere uma profundidade mínima de 3,5 metros, seja uma realidade no início de 2015.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a medida «representa uma pretensão ambicionada há mais de 40 anos pelos vila-realenses, em particular, e pelos algarvios, em geral, permitindo a navegação em segurança das embarcações desportivas e pesqueiras».

Por outro lado, aumentará ainda mais as potencialidades turísticas da Eurocidade do Guadiana – composta pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e VRSA – ao permitir a navegação 24 horas / dia de navios cruzeiros ou de outras embarcações de grande calado.

A obra, avaliada em 723 mil euros, surge na sequência do memorando de entendimento sobre o desassoreamento da foz do Guadiana, assinado em Lisboa, no passado mês de março, entre o Governo Português e a Junta de Andaluzia, e será conduzida pela Consejería de Fomento y Vivienda da Junta da Andaluzia.

A dragagem irá incidir numa zona de 1250 metros de comprimento por 60 metros de largura, devendo ser retirados cerca de 55 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do Rio Guadiana, que serão utilizados para realimentar as praias mais próximas da foz.

Irá também restituir os calados originais da foz que, ao longo dos anos, foram acumulando sedimentos e criando bancos de areia que atualmente condicionam a navegação das embarcações de maiores dimensões às horas de preia-mar.

Ver mais
Foto de noticiaFoto de noticia
Complexo Desportivo recebe I Meeting Internacional de Natação

São Martinho anima Centro Histórico de VRSA

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, nos dias 8 e 9 de novembro, o I Meeting Internacional de Natação do Algarve. Esta prova, que terá lugar nas Piscinas Municipais de VRSA, constitui uma estreia no Calendário Nacional de Natação e, para alguns atletas, será o primeiro grande teste da época.

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António assinala o São Martinho, nos dias 10 e 11 de novembro, com um conjunto de atividades no Centro Histórico. O programa associa as garrafeiras do Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA, que irão contar com um vendedor de castanhas à sua porta e fazer provas de vinhos e água-pé.

Ver maisVer mais
Agenda Cultural
Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes
Foto do Evento De 7 a 28
[9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45]
Foto do Evento Até 30
[9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45]
Exposição «Tampos de Latas e Miniaturas de Barcos»
de José Pires e José Pedro Nené
Ciclo «Quem foi quem na obra de Cabanas?»
  Xilogravura do mês:
O Malhadinhas - Aquilino Ribeiro
Biblioteca Municipal Vicente Campinas
Foto do Evento De 8 a 29
[9h15 > 19h45 | sáb. 14h00 > 19h45]
Foto do Evento Dia 8 [16h30 ]
«Postais da Costa Sul»
Exposição de Fotografia
Apresentação da Revista «Sizígia»
Inauguração: dia 8 > 16h00

 

Eurocidade do Guadiana
Foto do Evento Dia 7 [9h30 > 14h00] Foto do Evento Dia 9 [10h45 - hora portuguesa]

I Jornadas de Ação Social

X Milhas do Guadiana

Biblioteca Municipal Vicente Campinas VRSA

Ayamonte (Estádio Blas Infante) > VRSA (Complexo Desportivo)
Cultura & Eventos
Foto do Evento Dia 10 e 11 [10h00 > 18h00] Foto do Evento Quartas e sextas-feiras [19h00]
Celebrações do São Martinho em Vila Real Sto. António Roteiro Iluminista
«Entre o sonho e a utopia»

Centro Histórico de VRSA

Informação: IVRSA
joao.miguel.vrsa@gmail.com

Mercados & Feiras
Foto do Evento Dia 8 [8h00 > 18h00] Foto do Evento Dia 9 [9h00 > 17h00]
Feira de Velharias
e Numismática
Mercado de Usados

Praça Marquês de Pombal | VRSA

Sede do Motoclube do Guadiana
Aldeia Nova

Desporto
Foto do Evento Dia 8 e 9
[9h30 > 12h00 | 16h00 > 18h30]
Foto do Evento 8 e 15 novembro [9h00 > 12h00]
I Meeting Internacional de Natação do Algarve

Torneio Social de Ténis Jovens Campeões
Piscinas Municipais
Complexo Desportivo VRSA
Clube de Ténis | Complexo Desportivo VRSA
Em destaque
Foto do Evento
Dia 9 [9h30]
Yoga e Pilates no Complexo Desportivo
Atividade integrada nas X Milhas do Guadiana

Este domingo, dia 9 de novembro, participe nas aulas gratuitas de Yoga e Pilates, no Complexo Desportivo de VRSA. As atividades irão decorrer entre as 9h30 e as 11h30 e estão associadas à prova «X Milhas do Guadiana».

A organização está a cargo do Centro Médico Internacional de Vila Real de Santo António. As inscrições podem ser efetuadas no local, no próprio dia.

letter Subscrever newsletter!
TwitterFacebook/cmvrsa · www.cm-vrsa.pt