Newsletter VRSA
[ nº184 ] 13 20 novembro 2014 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt
Foto do destaque principal

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi distinguida, pelo sexto ano consecutivo, pelo observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, como «Autarquia + Familiarmente Responsável».

Com a atribuição da Bandeira Verde, a autarquia junta-se ao conjunto de 39 municípios, a nível nacional, que vêm adotando medidas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes.

O galardão dá visibilidade às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor na edilidade destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho. Por ter conquistado o distintivo desde a primeira edição do prémio (2009), VRSA terá direito a receber a bandeira com palma.

Uma das medidas tomadas pela Câmara de Vila Real de Santo António, que lhe deu acesso ao prémio, foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas.

Para Luís Gomes, presidente da autarquia vila-realense, «esta distinção é a prova do longo trabalho desenvolvido em matéria de políticas sociais, muitas delas pioneiras, e que, ano após ano, têm sido consolidadas e salvaguardadas apesar do contexto de contenção financeira».

Este reconhecimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas resulta ainda das políticas de família adotadas pela edilidade vila-realense em diversas áreas de atuação, nomeadamente: apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social.

Foram igualmente avaliadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários no que se refere à conciliação entre a vida profissional e familiar.

Ver mais
Foto de noticiaFoto de noticia
Direitos das crianças em debate na Tertúlia do Baixo Guadiana

Peça itinerante da «Ao Luar Teatro» chega a Vila Nova de Cacela

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe, no dia 20 de novembro, às 17h30, mais uma Tertúlia no Baixo Guadiana. A sessão deste mês visa salientar a importância da convenção dos direitos da criança, de 1989, aprovada pela  Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois de percorrer o Baixo Guadiana, a peça de teatro «Tal Não Está a Porra» apresenta-se em Cacela, no dia 22, às 17h00, na Sociedade Recreativa Cacelence. Levada à cena pelo «Ao Luar Teatro», a narrativa conta uma história simples, recorrendo à comédia e à música ao vivo para abordar a temática do desenvolvimento rural.

Ver maisVer mais
Agenda Cultural
Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes
Foto do Evento Até 28
[9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45]
Foto do Evento Dia 21 [10h00]
Exposição «Tampos de Latas e Miniaturas de Barcos»
de José Pires e José Pedro Nené
Visita Guiada
Espaço Manuel Cabanas
  Marcação: 281 510 260 arquivomunicipal@cm-vrsa.pt
Biblioteca Municipal Vicente Campinas
Foto do Evento Dia 18 [14h30] Foto do Evento Dia 20 [17h30]
«Campanha Nacional contra o Trabalho não Declarado»
Ação de sensibilização
Tertúlia no Baixo Guadiana
Tema: A convenção dos direitos da criança - 1989
Org.: Autoridade para as Condições do Trabalho

 

Desporto
Foto do Evento Dia 15 [9h00 > 12h00] Foto do Evento Terças e sextas-feiras
[17h30 > 19h30]
Torneio Social Jovens Campeões

Escolinha de Guarda-redes
Local: Clube de Ténis | Complexo Desportivo VRSA Sintético do Complexo Desportivo
VRSA
Mercados & Feiras
Foto do Evento
Dia 14 dezembro
Mercadinho de Natal em Cacela Velha
Inscrições: até 30 novembro | ciipcacela@gmail.com
Antevisão
Foto do Evento
23 novembro [10h00]
Marcha e Corrida de Vila Real Sto. António
Complexo Desportivo de VRSA
Percursos: 5 e 10 km
letter Subscrever newsletter!
TwitterFacebook/cmvrsa · www.cm-vrsa.pt