Newsletter VRSA
[ nº192 ] 15 22 janeiro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt
Foto do destaque principal

A Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid organiza, este sábado, o primeiro encontro desportivo do seu quarto ano de atividades e prepara-se para dar formação, neste ano letivo, a mais de 120 alunos dos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

Tendo por objetivo a integração de jovens em situação de risco, com dificuldades de aprendizagem, ou que estejam inseridos em meios onde não é possível a prática desportiva, a escola tem desenvolvido um programa educativo em parceria com os agrupamentos e as autarquias.

As aulas decorrem nas localidades de Monte Gordo, Vila Nova de Cacela, VRSA e Castro Marim. Os 135 alunos já inscritos são coordenados por seis técnicos (quatro em VRSA e dois em Castro Marim).

Esta, que foi a primeira escola do Real Madrid a nível nacional, conta, no ano letivo 2014-2015, com cinco turmas, engloba as modalidades de futebol e basquetebol e envolve crianças com idades entre os 6 e os 11 anos.

Ao longo dos seus quatro anos de atividade, a escola deu já formação a meio milhar de alunos, incentivando formas de vida saudáveis e incutindo nos jovens sinalizados pelas entidades parceiras valores como a solidariedade ou o espírito de equipa.

De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, «de forma a garantir um acompanhamento integrado dos jovens, o trabalho dos formadores é desenvolvido em paralelo com os professores, centros de saúde e encarregados de educação, que são regularmente chamados a conhecer o percurso dos seus educandos».

Por ter obtido resultados de excelência, já comprovados no terreno pelo emblema madrileno, neste ano letivo a Fundação irá oferecer os equipamentos desportivos a todos os alunos. Esta iniciativa junta-se a outras já desenvolvidas e que proporcionaram momentos de convívio e visitas de estudo.

Ver mais
 
Foto destaque secundário

Recorde filatélico assinala 125º aniversário dos Bombeiros Voluntários de VRSA

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António assinala as comemorações do seu 125º aniversário com uma exposição de filatelia e colecionismo.

A mostra, patente até ao dia 24 de janeiro, é composta por peças que representam o dia-a-dia da corporação e integra miniaturas de veículos, filatelia, calendários e outros objetos ligados aos bombeiros.

Estima-se que este seja o maior conjunto de obras já expostas em Portugal relacionadas com o tema «bombeiros», consistindo em 12 coleções provenientes de várias localidades do país como Porto, Santa Maria da Feira, Cantanhede, Trancoso, Beja, Braga, Estói e Vila Real de Santo António.

A iniciativa será acompanhada pela emissão de um bilhete-postal, de um selo personalizado e de um carimbo comemorativo.

Esta é a primeira vez que, em Portugal, uma associação de bombeiros se serve de um vulgar bilhete-postal dos CTT para divulgar o seu aniversário, pelo que a data passará a ser também um marco na filatelia portuguesa.

Ver mais
Foto de noticiaFoto de noticia
Complexo Desportivo recebe Torneio de Pista de Atletismo

Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, este sábado, dia 17 de janeiro, o Torneio de Pista Coberta de Atletismo. A competição terá provas como 60 metros, salto em comprimento, salto em altura, lançamento do peso, 1.500 metros, entre outras. Com entrada livre, as provas decorrem no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, entre as 14h30 e as 18h00.

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes acolhe, no dia 23 de janeiro, a primeira sessão da II edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana. As jornadas estão divididas em três sessões durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.

Ver maisVer mais
Agenda Cultural
Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes
Foto do Evento Até dia 30
[9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45]
Foto do Evento Dia 21
Exposição «Cerâmicas Islâmicas de Cacela Velha»
Visualização de DVD
sobre a temática das pescas e da indústria conserveira

Marcação:
arquivomunicipal@cm-vrsa.pt
Biblioteca Municipal Vicente Campinas
Foto do Evento Dia 16 [17h30] Foto do Evento Dia 22 [18h00]
Tertúlia no Baixo Guadiana
Tema: Associações juvenis - porque são importantes?
«Blog Livro - para contar e descrever…» Apresentação do livro de António Cabrita
 
Desporto
Foto do Evento Dia 17 [14h30 > 18h00] Foto do Evento Dia 17 [13h00] Dia 18 [11h00]
Torneio de Pista Coberta de Atletismo Todos os escalões 2ª Prova de Apuramento Regional de Vela Ligeira
Complexo Desportivo de VRSA

Baía de Monte Gordo

Mercados & Feiras
Foto do Evento Dia 17 [9h30 > 17h00] Foto do Evento Dia 18 [8h00 > 14h00]
Mostras de Artesanato Mercado Mensal
de Vila Nova de Cacela
Praça Marquês de Pombal | VRSA

Vila Nova de Cacela

Cultura & Eventos
Foto do Evento Até dia 24
[10h00 > 13h00 | 15h00 > 17h00]
Foto do Evento Dia 31 [16h00]
Exposição «Comemorações dos 125 anos dos Bombeiros Voluntários de VRSA»

A Casa de Chocolate
Musical infantil
pela Companhia II Acto
Sede Bombeiros Voluntários | VRSA Centro Cultural António Aleixo | VRSA
Antevisão
Foto do Evento
Dia 24 [9h00 > 17h00]
Mercadinho da Vila
Parque de estacionamento CCCA (Antigo Hospital) | VRSA
letter Subscrever newsletter!
TwitterFacebook/cmvrsa · www.cm-vrsa.pt