Newsletter VRSA
[ nº193 ] 22 29 janeiro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt
Foto do destaque principal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Junta de Andaluzia, e as Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António e Ayamonte apresentaram, esta quarta-feira, no cais de Ayamonte, a obra de dragagem da foz do Rio Guadiana, cujos trabalhos arrancaram no início de 2015.

O desassoreamento do Guadiana, permitirá que a barra do rio recupere uma profundidade mínima de 3,5 metros e está avaliada em 723 mil euros.

A intervenção, que se prolongará até março, tem por base o memorando de entendimento assinado em Lisboa, em 2014, entre o Governo Português e a Junta de Andaluzia, e está a ser conduzida pela Consejería de Fomento y Vivienda da Andaluzia.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «esta obra tem um caráter histórico, uma vez que concretiza um desejo ambicionado pelos algarvios há quase 30 anos e permitirá a navegação, em segurança, das embarcações turísticas, desportivas e pesqueiras».

A dragagem irá incidir numa zona de 1250 metros de comprimento por 60 metros de largura, devendo ser retirados cerca de 55 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do Rio Guadiana, que serão utilizados para realimentar as praias mais próximas da foz.

Para o presidente da autarquia de VRSA, «as dragagens irão aumentar também as potencialidades marítimo-turísticas da marina de VRSA e da Eurocidade do Guadiana», tendo destacado que, «pela primeira vez, se passou dos projetos a uma intervenção no terreno».

Igualmente presente na cerimónia, o presidente da CCDR Algarve, David Santos, destacou a importância da Eurocidade do Guadiana neste processo, e enumerou as vantagens económicas e turísticas desta intervenção para os municípios raianos de VRSA, Castro Marim e Ayamonte.

Ver mais
 
Foto destaque secundário

Novo mercadinho anima
Centro Histórico de VRSA

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António recebe, este sábado, dia 24 de janeiro, a primeira edição do «Mercadinho da Vila».

A iniciativa irá realizar-se ao quarto sábado de cada mês, no Parque de estacionamento do Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA, na zona do antigo hospital.

Entre os produtos comercializados encontram-se velharias, artesanato, doçaria, produtos regionais, artigos em segunda mão, frutos secos, queijos e enchidos.

Esta feira irá decorrer entre os meses de janeiro a junho e de setembro a novembro, das 9h00 às 17h00.

A organização está a cargo da VRSA SGU e da Câmara Municipal de VRSA e conta com o apoio da Associação de Empresários do Concelho de VRSA.

Ver mais
Foto de noticiaFoto de noticia
Companhia II Acto estreia musical infantil «A Casa de Chocolate»

Música para bebés e crianças na Biblioteca Municipal de VRSA

O Centro Cultural António Aleixo recebe, no dia 31 de janeiro, às 16h00, a estreia do musical infantil «A Casa de Chocolate». A história, trazida à cena pela companhia de teatro «II Acto», é baseada num dos mais célebres contos infantis dos Irmãos Grimm e relata a história de dois irmãos que se perdem na floresta e encontram o refúgio mais encantador e doce do mundo: uma casa de chocolate.

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, recebe, no dia 31 de janeiro, o primeiro espetáculo do ciclo «Música para Bebés e Crianças». A iniciativa destina-se a crianças dos 0 aos 5 anos e pretende, através de uma série de atividades musicais, proporcionar a cada bebé ou criança o desenvolvimento das capacidades musicais.

Ver maisVer mais
Agenda Cultural
Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes
Foto do Evento Dia 23 [9h30 > 16h30] Foto do Evento Até dia 30
[9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45]
II Jornadas de História do Baixo Guadiana
Exposição «Cerâmicas Islâmicas de Cacela Velha»
   
Biblioteca Municipal Vicente Campinas
Foto do Evento Dia 24
[9h30 > 12h30 | 14h00 > 17h00]
Foto do Evento Dia 29 [18h00]
Gestão do Tempo
Workshop por Ana Rosa
Clube de Leitura
Autor: Honoré de Balzac
Valor: 25€ por participante
Inscrições: geral@requinteturquesa.pt
 
Desporto
Foto do Evento Dia 23 e 24 [19h30 > 23h00]
Dia 25 [9h30 > 13h00]
Foto do Evento Dia 25 [8h15]
Fase final do Campeonato Regional de Basquetebol Sub19 feminino Marcha/passeio distrital
Saída a Pechão
Pavilhão José Ilídio Setúbal
Complexo Desportivo VRSA

Partida: Complexo Desportivo VRSA

Mercados & Feiras
Foto do Evento Dia 24 [9h00 > 17h00] Foto do Evento Dia 24 [8h00 > 18h00]
Mercadinho da Vila Feira de Velharias
e Numismática
Pq. Estacionamento - Antigo Hospital
Rua 5 de Outubro | VRSA

Junto ao posto de turismo
Monte Gordo

Antevisão
Foto do Evento
Dia 31 [16h00]
A Casa de Chocolate
Musical infantil pela Companhia II Acto
Centro Cultural António Aleixo | VRSA
letter Subscrever newsletter!
TwitterFacebook/cmvrsa · www.cm-vrsa.pt