Newsletter VRSA
[ nº198 ] 26 fevereiro 5 março 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt
Foto do destaque principal

A Eurocidade do Guadiana recebe, entre os dias 6 de março e 5 de abril, a mega exposição internacional de arte «My Fukushima».

A mostra reúne perto de uma centena de artistas de todo o mundo que criaram as suas obras a partir de textos da obra homónima do poeta japonês Taro Aizu, cujas vendas do livro revertem para as crianças com cancro vítimas do acidente nuclear de Fukushima (Japão), em 2011.

A exposição internacional conta com diversas performances artísticas, desde instalações, fotografia e pintura, e pretende servir de alerta para os perigos da energia nuclear e para a necessidade de ajudar e salvar as suas vítimas.

Países como Portugal, Espanha, Israel, Arménia, Rússia, Japão, Alemanha, México, Brasil, Holanda, França, Argentina e muitos outros fizeram questão de marcar presença num contributo artístico, técnico e, sobretudo, solidário que se consubstancia em «My Fukushima».

A iniciativa chega às localidades de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte pela mão da associação «Peace and Art Society», uma coletividade internacional sediada em Faro e composta por artistas e cidadãos ativos.

Com o objetivo de ampliar o envolvimento das populações, a mostra será inaugurada, em simultâneo, no dia 6 de março, nos três municípios da Eurocidade do Guadiana, promovendo a coesão cultural das três localidades raianas.

Em VRSA, a exposição será inaugurada no Centro Cultural António Aleixo, às 10h00. Às 12h00 (hora portuguesa), a mostra abre portas na Casa Grande, em Ayamonte (Espanha), enquanto Castro Marim fará a sua inauguração na casa do Sal, às 15h00.

Para estimular a adesão da sociedade civil à causa associada à exposição, a organização está a apelar à participação de todos os artistas locais, que poderão juntar-se a esta iniciativa através da escolha de um poema de Taro Aizu, o qual dará origem a uma criação artística.

 
Ver mais
Foto destaque secundário

Marcha-passeio assinala comemorações do Dia da Mulher

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António associa-se às celebrações do Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, com a atividade «Marcha pela Mulher».

O evento tem início às 10h30, com aquecimento de Zumba, e será seguido de uma marcha com um percurso de 8 km por estrada, pinhal e praia. Após a atividade física, segue-se um momento de convívio e diversão com um piquenique (levado por cada participante) e a atuação musical do grupo Duo Reflexo.

A participação é sujeita a inscrição e o pagamento inclui t-shirt, seguro, água e fruta. Parte do valor reverte para o Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena».

Até ao dia 2 de março decorre uma campanha de pré-inscrição onde cada participante pagará 5 euros. Entre os dias 3 e 7 de março o valor será de 7,5€ por participante (10 euros no próprio dia). As inscrições podem ser efetuadas no Complexo Desportivo de VRSA ou através do email sportscentre-vrsa@sgu.cm-vrsa.pt.

Ver mais
Foto de noticiaFoto de noticia
«Wake Up Sotavento» reúne jovens artistas europeus em VRSA

VRSA apresenta novo vídeo promocional na BTL

Monte Gordo recebe, entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, o evento cultural jovem «Wake Up Sotavento». A iniciativa vai juntar no município cerca de 35 artistas oriundos de 7 países europeus (Espanha, Itália, Grécia, República Checa, França e Roménia) que, durante uma semana, irão realizar atividades culturais em áreas tão diversas como a dança, a música, a pintura, o teatro e o cinema.

O município de Vila Real de Santo António encontra-se a participar, até ao próximo domingo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira nacional dedicada ao turismo e viagens. Esta sexta-feira, a partir das 15h30, VRSA irá apresentar uma série de eventos ligados à promoção do concelho onde se inclui o lançamento do novo vídeo promocional do concelho e a apresentação do torneio «A Copa do Guadiana».

Ver maisVer mais
Foto de noticiaFoto de noticia
ACTA apresenta «O silêncio de Sara» em VRSA

Luís Gomes apresenta propostas para proteger pequenos produtores

A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) apresenta, no dia 27 de fevereiro, às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA, a peça «O Silêncio de Sara». A obra é um monólogo baseado no testemunho de uma jovem que, no princípio da adolescência, se viu mergulhada num pesadelo de abusos, até encontrar, por fim, força para dizer «não!».

O presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, apresentou, no Comité das Regiões, diversas propostas para dinamizar e proteger o Comércio Justo na Europa, de forma a aumentar a competitividade dos estados-membros nesta matéria e a incentivar a construção de princípios e práticas comerciais cada vez mais justas e coerentes.

Ver maisVer mais
Agenda Cultural
Desporto
Foto do Evento
1 março
«Triatlo de Vila Real de Santo António»
9h30 > Campeonato Nacional de Clubes
12h00 > Circuito Reg. Jov. Sul | 12h45 > Prova Aberta
Praia de Monte Gordo
Evento Eurocidade do Guadiana
Feiras & Mercados
Foto do Evento 28 fevereiro [9h00 > 17h00] Foto do Evento 28 fevereiro [8h00 > 18h00]
Mercadinho da Vila Feira de Velharias
e Numismática
Parque Estacionamento CCCA | VRSA Junto ao posto de turismo
Monte Gordo
Centro Cultural António Aleixo
Foto do Evento 27 fevereiro [21h30] Foto do Evento 7 março [21h30]
Peça de teatro
«O silêncio de Sara»
Pela Companhia de Teatro - Acta
«Tudo isto é Fado»
Com os fadistas Cremilde, Isa de Brito e Pedro Viola
Reservas: 281 510 045 Reservas: 281 510 045
Antevisão
Foto do Evento
5, 7 e 10 março
Algarve Cup 2015
Estádio Municipal | Complexo Desportivo VRSA
letter Subscrever newsletter!
TwitterFacebook/cmvrsa · www.cm-vrsa.pt