Newsletter VRSA
 [ nº206 ] 24 30 abril 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 

Vila Real de Santo António celebra o 41º aniversário do 25 de Abril com um programa que inclui uma sessão solene, uma tertúlia, a projeção de um documentário sobre a democracia, uma peça de teatro alusiva à revolução dos cravos e música.

Integrada no ciclo «Sinónimos de Leitura», a Tertúlia do Baixo Guadiana regressa hoje à biblioteca, às 17h30, para uma sessão de conversa sobre «o 25 de Abril de 1974 nos media do século XXI».

Já à noite, o grupo de teatro Doismaisum apresenta, às 21h30, a peça «Frente a Frente». O espetáculo, de entrada livre, analisa o estado atual da liberdade de expressão e questiona «quais as revoluções que não aconteceram na revolução».

 No dia 25 de Abril as celebrações iniciam-se com o habitual hastear da bandeira e distribuição de cravos nas três freguesias do concelho. Às 10h00, há marcha desportiva com partida da Praça Marquês de Pombal. Às 10h30 tem lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal de VRSA, comemorativa do Dia da Liberdade, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

A programação encerra com um espetáculo musical, em Monte Gordo, às 21h30, na Avenida Marginal. As celebrações do 41º aniversário do 25 de Abril são uma organização conjunta da Câmara Municipal de VRSA / Biblioteca Municipal de VRSA e das Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela.

Consulte aqui a propgramação completa.
 
 
Ver mais
Foto destaque secundárioProjeto de educação artística envolve 400 alunos de VRSA

O município de Vila Real de Santo António está a desenvolver, com as escolas do ensino pré-escolar do concelho, o projeto educativo intitulado «Art’Pré». A iniciativa abrange cerca de 400 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos.

Esta iniciativa conta com a participação de 14 salas do ensino pré-escolar dos diversos agrupamentos de escolas de VRSA e pretende estreitar a ligação das crianças à arte, através do contacto com diferentes formas de expressão plástica.

No final do projeto, pretende-se que cada turma venha a criar uma «obra de arte», cujo resultado final será exposto, entre os dias 8 e 12 de junho, na respetiva escola.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Arquivo Histórico recria antigas escolas primárias portuguesas

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes recebe, até ao final do mês de maio, a exposição «A Escola da Nossa Memória». A mostra recria as escolas primárias do Estado Novo com a exibição de diversos materiais utilizados nesta época.
Mercadinho da Vila anima Centro Histórico de VRSA

Vila Real de Santo António recebe, este sábado, mais uma edição do «Mercadinho da Vila», entre as 9h00 e as 17h00. Entre os produtos comercializados encontram-se velharias, artesanato, doçaria, produtos regionais, artigos em segunda mão, frutos secos, queijos e enchidos.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
 Outros destaques 
 Foto do Evento Dia 25 [8h00 > 18h00] Foto do Evento Dia 26 [11h00] 
Feira de Velharias e NumismáticaCampeonato Regional Andebol Infantis Masculinos
Junto ao posto de turismo
Monte Gordo
Pavilhão José Ilídio Setúbal
Complexo Desportivo VRSA
   
 Foto do Evento Até 30 abril
[9h00 > 13h00 | 14h00 > 17h00]
 Foto do Evento Dia 30 [18h00] 
«Entusiasmos» Exposição de Trapologia contemporânea de Teresa PatrícioClube de Leitura
CIIPC - Antiga Escola Primária de Santa RitaTema: Haruki Murakami
 Antevisão 
 Foto do Evento Dia 8 [10h00 > 16h00] 

II Jornadas de História do Baixo Guadiana Evento eurocidade

Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes | VRSA