Newsletter VRSA
 [ nº209 ] 14 21 maio 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou, esta quarta-feira, com o Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, e com o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro, um projeto-piloto para iniciar a descentralização de competências nos municípios do Baixo Guadiana.

Na prática, o protocolo permitirá aos concelhos assumir, em conjunto, uma série de novas responsabilidades que, sozinhos, se viam impedidos de suportar.

Para o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, a medida representa «um passo em frente nos modelos de gestão autárquica», aumentando a competitividade e quantidade dos serviços prestados por cada um dos municípios «sem que isso represente um custo acrescido para cada uma das Câmaras Municipais».

O acordo - inédito no país - envolve os municípios do Baixo Guadiana (VRSA, Castro Marim e Alcoutim), que
 constituem simultaneamente a associação intermunicipal Odiana, permitindo ganhar economias de escala em matérias que até agora eram administradas individualmente por cada uma das autarquias.

No caso do Baixo Guadiana, o objetivo é fazer a administração conjunta de áreas como o ordenamento, a proteção civil, a recolha e valorização de resíduos sólidos urbanos, a gestão florestal e dos transportes, ou a promoção dos setores da cultura e turismo, simplificando a gestão do território.

«Estes são exemplos de responsabilidades comuns ao território dos três municípios que ganharão em qualidade e eficácia ao serem administradas em conjunto. No caso concreto de VRSA, não faz sentido gerirmos isoladamente a limpeza das nossas praias quando partilhamos geograficamente toda a linha de costa e possuímos uma área territorial contínua», prossegue o também presidente da associação Odiana.
 
 
Ver mais
Foto destaque secundárioPrograma «Cuidar» já devolveu a visão a duas centenas de pessoas

O programa de cuidados de saúde intermunicipal «Cuidar», lançado pelas autarquias de Vila Real de Santo António e Olhão, já devolveu a visão a cerca de duas centenas de munícipes, resolvendo os problemas oftalmológicos de muitos algarvios que aguardavam há mais de quatro anos por uma primeira consulta no Serviço Nacional de Saúde.

«A resposta rápida e personalizada às necessidades das pessoas é a razão do sucesso deste projeto que, em pouco mais de meio ano, terminou com as listas de espera dos vila-realenses que desesperavam por uma consulta ou cirurgia oftalmológicas. Em poucos meses, realizámos muito mais consultas que o próprio Centro Hospitalar do Algarve», afirma Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Prova deste êxito são também as mais de 4000 consultas já levadas a cabo pelo «Cuidar», nos dois municípios, número nunca antes registado por qualquer programa de saúde local e que permitiu a deteção de patologias graves que evitaram situações de cegueira.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Autarquia de VRSA entrega prémio literário António Rosa Mendes

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entrega, no próximo dia 21 de maio, às 18h00, o «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», no valor de 10 mil euros, com o objetivo de promover, de forma contínua, a investigação e a literatura sobre história no nosso país.
VRSA acolhe I Feira de Empreendedorismo

O Centro Cultural António Aleixo recebe, nos dias 15 e 16 de maio, a I Feira de Empreendedorismo. O evento estará dividido em duas áreas, com um espaço de exposições com stands de empreendedores e entidades e outro onde irão decorrer seminários, workshops e debates.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
 Outros destaques 
 Foto do Evento Dia 15 [21h30] Foto do Evento Dia 17 [9h30] 
Laboratório de Ideias Passos Contados «Pássaros do campo e da ria. Cantos, voos e habitats»
Escola de Violas
Junta de freguesia VRSA
Cacela Velha
Valor: 3€ | Marcação: 281 952 600
   
 Foto do Evento Dia 20 [18h00] Foto do Evento Dia 24 [9h30 > 13h00] 
«Justiça cega»8º Mercado de Trocas

Apresentação do livro de Hugo Pena
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA

Cacela Velha | Inscrições: até dia 18
Email: voluntariado@cm-vrsa.pt
 Mercados & Feiras 
 Foto do Evento Dia 16 [9h00 > 17h00] Foto do Evento Dia 17 [8h00 > 14h00] 
Mostras de ArtesanatoMercado Mensal
de Vila Nova de Cacela
Praça Marquês de Pombal | VRSAVila Nova de Cacela
 Eurocidade do Guadiana 
 Foto do Evento Dia 15 [14h30 > 17h30] Foto do Evento Dia 15 [16h00 > 18h00] 
I Encontro de Xadrez Dia Internacional
da Família
Apresentação do segundo livro
de Hugo Pena
Casa do Avô | Monte Gordo
 Desporto 
 Foto do Evento Dia 16 [15h00] Dia 17 [9h30] Foto do Evento Dia 17 11h00] 
Campeonato Regional
de Clubes de Natação
Campeonato Regional
Infantis em Andebol
Piscinas Municipais
Complexo Desportivo VRSA
Pavilhão José Ilídio Setúbal
Complexo Desportivo VRSA