Newsletter VRSA
 [ nº215 ] 26 junho 2 julho 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 VRSA solicita maior rapidez na atribuição
de compensações aos mariscadores
 
  
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e os mariscadores da Baía de Monte Gordo reuniram-se com o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, para avaliarem as consequências dos embargos da captura de bivalves na zona L9, localizada na Praia de Monte Gordo, interdições que estão a afetar a subsistência de muitas famílias que vivem da atividade da mariscagem.

Nesta reunião, registou-se o compromisso, por parte da tutela, em rever os períodos, valores e condições de atribuição dos fundos de compensação, de forma a minimizar - através da atribuição de linhas de financiamento - os prejuízos dos mariscadores que se veem impedidos de capturar bivalves devido à presença de toxinas.

Ver mais
 «No caso da praia de Monte Gordo, estamos a falar da subsistência de mais de 500 famílias que, direta ou indiretamente, vivem desta atividade, pelo que necessitamos de soluções concretas que resolvam os problemas das pessoas», nota Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA.

Na reunião ficou igualmente acordada a possibilidade de financiar a instalação de uma depuradora em Vila Real de Santo António, de forma a ultrapassar as proibições decretadas pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o que daria aos mariscadores a oportunidade de laborar durante todo o ano e de valorizar o preço da conquilha no mercado.
 
  
Foto destaque secundário

Isenções de parquímetros para residentes e comerciantes

Vila Real de Santo António vai introduzir o sistema de estacionamento tarifado no centro da cidade a partir de julho. No entanto, vamos garantir parqueamento isento de pagamento para residentes e comerciantes e manter cerca de 1500 lugares grátis.

Para si, que reside nas zonas abrangidas por parquímetros, tem direito até três lugares gratuitos, a qualquer hora, um dos quais válido para estacionar à porta de sua casa ou em qualquer zona da cidade. Ou seja, se possuir apenas uma viatura, este novo sistema em nada o afetará, sendo mesmo mais fácil estacionar perto da sua residência.

Se é comerciante, poderá também requerer até três lugares nas bolsas destinadas para o efeito.

Pode esclarecer todas as dúvidas ou requerer pedidos de isenção na loja de atendimento, situada na Avenida dos Bombeiros Portugueses, n.º12 C (antigo Finibanco), junto ao Mercado Municipal, ou através do telefone 938 690 070.


Ver mais

 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Mercados Municipais festejam Santos Populares

Os Mercados Municipais de Vila Real de Santo António assinalam, este sábado, as comemorações dos Santos Populares com um concurso de quadras, animação de rua, uma feira de artesanato e a venda de produtos alusivos às romarias. A iniciativa decorre em VRSA, Monte Gordo e Cacela entre as 9h00 e as 13h00.
Comité das Regiões adota parecer de Luís Gomes

A Comissão de Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (Sedec) do Comité das Regiões aprovou e adotou o parecer sobre «O papel da economia social na luta contra o desemprego e na retoma do crescimento» apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
   
 Foto do Evento De 25 a 28 [9h00 > 20h00] 
Foto do Evento
 Dia 27, 28 e 29
[a partir das 21h00]
 
Torneio de Ténis Bom Petisco - O mundo do TunasSantos Populares

Clube ténis
Complexo Desportivo VRSA

VRSA | Monte Gordo | Cacela Velha
  
 Foto do Evento Até 1 julho
[9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45]
 Foto do Evento 2 julho [9h30 > 12h30] 
Exposição de pintura de Enrique Ávila e Antonino ParrillaOficina de arqueologia
Arquivo Municipal A. R. Mendes
VRSA
CIIPC - Santa Rita
Marcação: ciipcacela@gmail.com