Newsletter VRSA
 [ nº216 ] 2 9 julho 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Magia das mil e uma noites regressa
em julho a Cacela Velha
 
  
 

Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, entre 16 e 19 de julho, em mais uma edição das «Noites d’Encanto».

Durante quatro dias, a cultura do ocidente irá refletir-se nos múltiplos recantos de Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, documentários e muita música, recriando desta forma a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Cerca de 70 artesãos de diferentes países (Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito, Brasil, Espanha e Itália) irão dar vida ao mercado, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ainda ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

Ver mais

 

Diariamente, um salão de chá instalado no antigo cemitério de Cacela Velha irá receber sessões de arabic chill out, jogos islâmicos, projeções de documentários e música, proporcionando um recanto de convívio no coração de uma das mais bem preservadas aldeias históricas do Algarve.

O programa inclui ainda animação de rua, dança do ventre, música e dança tradicional do Egito (dança tanoura) e da Síria (dança do bastão), dança espiritual Sufi, assim como uma exposição e um concurso de fotografia.

Nas «Noites d’Encanto» a gastronomia terá um espaço de relevo com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab.

Todos os dias, a partir das 19h30, os finais de tarde irão convidar à conversa sobre temas tão diferentes como «Os alimentos sagrados do mediterrâneo» ou «As lendas das mouras encantadas no Algarve».

A entrada é livre.

 
  
Foto destaque secundário

Autarquia de VRSA distinguida pelas boas práticas no combate à pobreza

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António está nomeada para os Prémios Município do Ano Portugal 2015, atribuídos pela Universidade do Minho, pelo trabalho inovador desenvolvido no âmbito da Agência de Combate à Crise (Agarra) de VRSA.

A revelação dos vencedores e a respetiva entrega de prémios terá lugar no dia 9 de julho, em Braga, e contará com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Manuel Castro Almeida.

Criada em Dezembro de 2008, a Agarra foi uma das respostas da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António para enfrentar as consequências que a crise económica teve na vida de muitos munícipes, agravando as situações de pobreza e exclusão social.

A Agência constitui uma iniciativa pioneira a nível autárquico e tem como objetivo congregar o apoio social já existente e implementar novas medidas, como o apoio à subsistência de famílias sem outros auxílios ou o apoio ao arrendamento habitacional.


Ver mais

 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Fundação Real Madrid premeia
escola sócio desportiva de VRSA


A Escola Sócio Desportiva de VRSA e Castro Marim da Fundação Real Madrid participou, entre os dias 22 e 25 de junho, em Madrid, na Copa Alma 2015, tendo recebido o troféu «respeito» pela sua atuação durante o torneio e pela aplicação dos verdadeiros valores dinamizados pela fundação.
Concerto solidário a favor da Associação Oncológica do Algarve

A Associação Oncológica do Algarve organiza, no dia 10 de julho, no Centro Cultural António Aleixo, às 21h30, o concerto solidário «Toca a Ajudar». As entradas têm o valor de 5 euros e destinam-se a angariar fundos para a instituição. Os bilhetes encontram-se à venda no local do espetáculo.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento Até dia 31
[seg. a sex. - 9h15 > 19h45]
 Foto do Evento 3 julho [22h00] 

Exposição de pintura
«Da linha à forma»

Noites de Lua Cheia
Percurso BTT - 20 km
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Concentração: 21h30
Marina | VRSA
  
 Foto do Evento Dias 4 e 5 [21h30] Foto do Evento 9 julho [9h30 > 12h30] 

Bailes de Verão
com Duo Reflexo

Oficina de restauro de cerâmicas arqueológicas
Dia 4 - Ass. Cultural | Hortas
Dia 5 - Vila Nova de Cacela
CIIPC - Santa Rita
Marcação: ciipcacela@gmail.com