Newsletter VRSA
 [ nº217 ] 9 16 julho 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Vila Real de Santo António convidada pela Unesco
para se candidatar a património da humanidade
 
  
 

O município de Vila Real de Santo António vai candidatar o núcleo pombalino do seu centro histórico e a vila de Cacela Velha à Lista Indicativa do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

No caso de Vila Real de Santo António, a candidatura tem em consideração o facto de o seu núcleo histórico constituir, na atualidade, um dos melhores exemplos da arquitetura e do urbanismo do século XVIII – trata-se de uma cidade fábrica, fundada de raiz nos ideais iluministas –, cuja importância está identificada e preservada no Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA.

Relativamente a Cacela Velha, a candidatura tem em consideração a singularidade e o grau de preservação do seu núcleo histórico (já classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº2/96 de 6 de Março), a riqueza e antiguidade dos achados arqueológicos, a sua localização e enquadramento paisagístico, bem como a existência de um projeto consolidado de investigação histórica e arqueológica com mais de 15 anos.

Ver mais

 

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «estas duas candidaturas dão ainda mais força à estratégia desenvolvida, nos últimos 10 anos, ao nível da conservação do património, facto que levou a que VRSA fosse a primeira cidade do país a ver aprovada uma Área de Reabilitação Urbana, tenha criado um Plano de Salvaguarda e posto em marcha o maior projeto de requalificação do seu Centro Histórico, avaliado em 1,5 milhões de euros».

«Quer a paisagem urbana de VRSA, quer a paisagem histórica e natural de Cacela Velha, na sua configuração atual, apresentam um elevado nível de autenticidade e de investigação, correspondendo aos critérios definidos pela Unesco na Convenção para a Proteção do Património Mundial», nota o autarca.

Nas próximas semanas, o município de VRSA irá igualmente definir os membros da comissão científica que irá acompanhar a candidatura, reunindo associações, entidades públicas e privadas, moradores e comerciantes, ampliando o seu estatuto como destino turístico e patrimonial de excelência.

 
  
Foto destaque secundário

Apresentação da Agenda Cultural «Verão VRSA»

A Câmara Municipal de Vila Real Sto. António apresenta, no próximo dia 15 de julho, às 19h00, no Jardim da Avenida da República, em VRSA, a agenda cultural «Verão 2015».

O lançamento do programa tem início às 19h00, com animação musical, seguindo-se uma performance da pianista Catherine Morisseau.

Durante a tarde, entre as 18h30 e as 19h30, a pianista dará também um concerto itinerante pelas ruas de Monte Gordo e VRSA.

Às 22h00, no mesmo local, terá lugar a primeira sessão do ciclo «Cinema ao ar Livre», com filmes mudos musicados ao piano durante a sua projeção.

A programação «Verão VRSA» 2015, preparada pela autarquia vila-realense e pela empresa municipal SGU, em parceria com as associações locais, inclui concertos, cinema, sessões de jazz e chill out, feiras temáticas e provas desportivas.

Mais de uma centena de atividades culturais e desportivas vão estar em destaque em VRSA durante os meses de julho, agosto e setembro.


Ver mais

 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA reforça limpeza urbana no centro histórico

A empresa municipal VRSA SGU alargou os horários de limpeza urbana no centro histórico de Vila Real de Santo António, durante a época de verão, respondendo assim ao aumento do número de visitantes e às atividades culturais previstas para esta zona da cidade. O serviço funciona entre as 7h00 e as 24h00.
Cartão do Eurocidadão alarga leque de serviços e parcerias

A Eurocidade do Guadiana pretende estabelecer novos protocolos nas áreas da restauração, comércio local e serviços, à semelhança dos já celebrados no setor da saúde, que atualmente permitem aos portadores do Cartão do Eurocidadão o acesso a cuidados de saúde com preços mais vantajosos.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 11 julho a 29 agosto
[23h00 > 05h00]
 Foto do Evento 15 julho [19h00 > 20h00] 

Manta Beach
Abertura 11 jullho
com Pete Tha Zouk

Apresentação
Agenda Verão VRSA
Praia da Manta Rota Jardim da Av. da República | VRSA
  
 Foto do Evento Quartas | julho e agosto
[22h00 > 24h00]
 Foto do Evento De 16 a 19 [18h00 > 24h00] 

Cinema ao ar livre

Noites D'Encanto
Jardim da Av. da República | VRSACacela Velha