Newsletter VRSA
 [ nº219 ] 23 30 julho 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Praia da Fábrica
eleita uma das melhores do mundo
 
  
 A praia da Fábrica, também conhecida por praia de Cacela Velha, situada no concelho de Vila Real de Santo António, foi considerada, pela versão espanhola da revista «Condé Nast Traveler» como uma das 15 melhores do mundo.

Esta zona balnear, situada no Sotavento do Algarve, foi distinguida ao lado de praias como Riviera Maia (México), Capri (Itália) ou Ilha da Páscoa (Chile).

Descrita pela revista como um dos locais onde se pode contemplar um dos melhores entardeceres do mundo, são também feitos elogios à gastronomia local e referida a oportunidade de ali poderem ser degustadas as conquilhas e ostras do Parque Natural da Ria Formosa.

No artigo da jornalista Sara Morillo não são poupados elogios à vila de Cacela Velha, cuja importância patrimonial e natural levou a autarquia de VRSA a candidatá-la à Lista Indicativa do Património Mundial da Unesco.

Ver mais
 A revista destaca ainda o «peculiar» acesso à praia, feito através de uma pequena embarcação que conduz os visitantes «até uma ilha deserta de areias brancas e margens infinitas».

Acessível apenas por uma curta viagem de barco ou a pé, pelo sapal, na maré baixa, a praia da Fábrica está situada na península de Cacela e marca o início da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas águas tépidas e calmas durante o período estival e pela beleza das suas paisagens.

A sua qualidade e diversidade ambiental levaram recentemente a associação Quercus a classificá-la com «Qualidade de Ouro». Em 2009, a praia de Cacela Velha foi também considerada pelo prestigiado jornal «The Guardian» como uma das dez melhores praias da Europa para a prática de caminhadas.

 
  
Foto destaque secundárioSombreamentos no Centro Histórico de VRSA dinamizam comércio e restauração

O município de Vila Real de Santo António está a implementar sombreamentos aéreos nas ruas pedonais do Centro Histórico, dinamizando as áreas comerciais e de restauração e trazendo maior conforto a residentes e visitantes.

Esta é mais uma medida inserida no projeto Jessica, através do qual está a ser desenvolvida a maior operação de sempre de requalificação da zona histórica de VRSA. No total, serão instalados 12 módulos de sombreamento, divididos entre as ruas Teófilo Braga e 5 de Outubro.

«Esta é mais uma ação de promoção e requalificação do Centro Histórico onde, nos últimos dois anos, investimos mais de um milhão e meio de euros, medida que já foi reconhecida pela Unesco, que recentemente convidou VRSA a candidatar-se à Lista Indicativa do Património Mundial», nota Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
«Clássica em Cacela» traz música ao cenário natural da Ria Formosa

O ciclo de concertos «Clássica em Cacela» regressa aos palcos da Ria Formosa e faz uma forte aposta nos jovens talentos portugueses e nos repertórios e instrumentos menos familiares do grande público. Sob o tema Música Portuguesa, as escolhas para esta 6ª edição não poderiam ser mais ecléticas: de Fernando Lopes-Graça a «Filho da Mãe».
Autarquia de VRSA solicita auditoria aos laboratórios do IPMA

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai solicitar uma auditoria aos laboratórios do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em causa estão as constantes discrepâncias existentes entre os dados das análises do IPMA e os resultados das análises requisitadas pela autarquia de VRSA a um laboratório independente no que se refere ao nível de toxinas dos bivalves da costa algarvia.
  
Ver maisVer mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Mercados Municipais promovem laranja algarvia

As atividades terão lugar entre as 9h00 e as 13h00 nos mercados de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela. Integram a venda de sumos, compotas, licores e bolos, uma exposição de derivados e transformados dos citrinos, animação de rua e uma feira.
Apresentação do livro sobre as origens do pintor Rafael Oliva

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe, esta sexta-feira, às 20h00, a apresentação do livro «Y al fondo, Ayamonte: los sorprendentes orígenes del pintor Rafael Oliva» [As surpreendentes origens do pintor Rafael Oliva], de Augusto Thassio.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento [19h00 > 24h00] Foto do Evento A partir 20 julho 
Mostras de ArtesanatoVersoarte
Arte Urbana
Terças - Marginal | Monte Gordo
Quintas - P. Marquês Pombal | VRSA
Sextas - Marginal | Manta Rota
Centro Histórico | VRSA
  
 Foto do Evento Dia 24 [20h00] Foto do Evento Dia 24 [a partir das 18h00] 
Apresentação do livro de Augusto Thassio sobre Rafael OlivaMaratona de Padel
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSACampos Padel
Complexo Desportivo VRSA
  
 Foto do Evento Dia 25 [7h00 > 20h00] Foto do Evento Dia 25 
Feira de Velharias
e Numismática
Perform’arte
por Te-atrito
Junto ao posto de turismo
Monte Gordo
22h00 > 23h00 | VRSA
23h30 > 00h30 | Monte Gordo
  
 Foto do Evento Dia 25 [9h00 > 13h00] Foto do Evento Dias 26 e 27 [19h00 > 21h30] 
Festa da laranja e citrinos
Jazz no Jardim
Mercados VRSA | Monte Gordo
Vila Nova Cacela
Dia 26 >Jardim Av. República | VRSA
Dia 27 > Monte Gordo
  
 Foto do Evento De 27 julho a 20 agosto
[segunda a sexta | 9h00 > 15h00]
 Foto do Evento Dia 29 [22h00 > 24h00] 

Exposição «As casas dos nossos avós»

Cinema ao ar livre
«Jogo da Imitação»
CIIPC - Antiga Escola Primária
Santa Rita
Jardim Av. República | VRSA