Newsletter VRSA
 [ nº223 ] 20 27 agosto 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Tradição do Banho Santo regressa
à praia da Manta Rota
 
  
 As tradicionais festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 21 e 30 de agosto, com um vasto programa de animação que inclui concertos, bailes, dança e fogo-de-artifício.

O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o famoso «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota.

O tradicional banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para «dar banho» e fazer um piquenique.

Ver mais
 O programa de festas tem início na sexta-feira, dia 21 de agosto, com uma série de concertos e bailes, a partir das 21h00, por onde vão passar artistas como Domingos e Amigos, Som Ritmo, Uns e Outros, Bailasons, Duo Reflexo, entre outros.

No sábado, dia 29, a programação começa com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Mais tarde, às 21h00, tem início o baile, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.

No domingo, dia 30, as festas encerram com uma demonstração do grupo de dança «Arutla» e baile com o «Duo Reflexo».

Todos os espetáculos têm lugar no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino) e são de entrada livre.


 
  
Foto destaque secundárioArte urbana nas ruas de VRSA

A arte urbana sai às ruas do Centro Histórico de Vila Real de Santo António, com a iniciativa «Versoarte».

Depois de já terem sido intervencionados dois edifícios devolutos com grafismos associados à história e personagens da cidade, é agora a vez de a rua António Capa receber uma nova performance, desta vez pela mão do artista vila-realense David Mota, com poema de José Cruz.

A iniciativa faz parte da programação «Verão VRSA», desenvolvida pela autarquia de VRSA e pela empresa municipal VRSA SGU, e destina-se a promover a marca «VRSA a Céu Aberto», que tem como objetivo a dinamização do Centro Histórico da cidade.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Etniarte traz mercado étnico a Monte Gordo

A Avenida Marginal de Monte Gordo recebe, entre os dias 20 e 23 de agosto, a II edição do Etniarte – Mercado Étnico & Músicas do Mundo. Com entrada livre, o evento divulga e promove manifestações tradicionais populares como o artesanato, a gastronomia e, em particular, as músicas do mundo.
Cinema «sob as estrelas»
em Cacela Velha


O ciclo de cinema «Sob as estrelas em Cacela Velha» regressa com duas sessões ao ar livre nos dias 25 de agosto e 1 de setembro, às 22h00. A «sala de exibição» será o antigo cemitério de Cacela Velha, que abrirá as portas a todos os que, sob as estrelas, quiserem assistir a alguns dos melhores documentários atuais.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 21 agosto [22h00 > 24h00] Foto do Evento De 22 agosto a 30 setembro
[ segunda a sexta | 9h00 > 15h00 ]
 
Micro concertos
com Good Mood

Azul +Amarelo
= Brinquedos Verdes
de Simão Bolívar

Centro Histórico de VRSA

CIIPC | Santa Rita
Inauguração: dia 22 às 18h00
  
 Foto do Evento 22 agosto [21h30] Foto do Evento 23 agosto [19h00 > 21h30] 
Bailes de Verão
Grupo +2
Jazz no Jardim
com Nebuchadnezzar Group
e Pin Pan Tufa
Sede Ass. Cultural de VRSA | Hortas Jardim Av. República | VRSA
  
 Foto do Evento 26 agosto [22h00 > 24h00] Foto do Evento 29 agosto [21h00] 
Cinema ao ar livre
«Virados do Avesso»
Passos Contados
«Porque olhavam os antigos para o céu?»
Jardim Av. República | VRSASanta Rita | Valor 3€
*Marcação: ciipcacela@gmail.com