Newsletter VRSA
 [ nº227 ] 17 24 setembro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 

VRSA oferece livros escolares
e investe 1,5 milhões no ano letivo 2015-2016

 
  
 

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo está a atribuir, de forma gratuita, livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2015-2016.

A par dos manuais, a autarquia vai investir 150 euros na compra de material didático para cada uma das 51 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo.

De acordo com Conceição Cabrita vereadora com o pelouro da educação, «a aquisição de livros e material irá beneficiar perto de 850 alunos e meia centena de salas de aula, ajudando as famílias a superar as dificuldades financeiras sentidas no início do ano escolar».

«A estes valores, junta-se a manutenção de todos os apoios em vigor, o que totaliza um investimento global de 1,5 milhões no setor da educação neste novo ano letivo», prossegue.

De forma pioneira, VRSA continuará a ser o único município do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário, para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

 Um ano mais, VRSA assegura a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, pondo fim às listas de espera nas salas dos 4 e 5 anos.

Também a pensar na qualidade do ensino, será igualmente oferecido, pela autarquia, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.

Do mesmo modo, serão disponibilizadas, sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, música, atividade física e desportiva, expressão plástica e ciências da natureza.

Ao nível da requalificação, procedeu-se à climatização de todas as salas de aula da Escola Básica 1 de Monte Gordo e foram efetuadas obras de manutenção interior e exterior em todo o parque escolar do concelho.

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar 285 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no caso do escalão B.


Ver mais
 
  
Foto destaque secundário«Um mal nunca vem só!» no Centro Cultural António Aleixo

A Companhia de Teatro II ACTO comemora o seu 10º aniversário com a estreia do espetáculo  «Um mal nunca vem só!», no dia 23 de setembro, às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA.

João Frizza e Diogo Chamorra protagonizam esta produção e dão vida a 20 personagens hilariantes. Ao elenco juntam-se Rita Livramento e Catarina Claro, que evocam nesta comédia as tradicionais vedetas do teatro de Revista.

A sátira social, aliada à crítica mordaz e subversiva às figuras públicas bem conhecidas, são a receita para todos «os males» desta peça.

O espetáculo conta ainda com a participação da jovem fadista Nádia Catarro, acompanhada ao piano pelo maestro José António Rosa, responsável pela direção musical.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Câmara Municipal melhora
acessos na Aldeia Nova


O município de VRSA concluiu o asfaltamento da estrada de acesso lateral à localidade de Aldeia Nova e Casas da Audiência, dando seguimento a uma pretensão dos moradores com mais de 20 anos. A intervenção visou melhorar os acessos às habitações e aumentar o conforto e segurança da circulação automóvel.
Autarquia de VRSA requalifica
Bairro 160 Fogos


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António está a efetuar a reparação das coberturas do Bairro 160 Fogos, em VRSA. Avaliada em 60 mil euros e com um prazo de execução de dois meses, a intervenção visa repor a impermeabilização dos telhados dos edifícios.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 18 setembro [18h00] Foto do Evento 20 setembro [8h00 > 14h00] 
O meu psicopata
Apresentação do livro de José Luís Piquero

Mercado Mensal
de Vila Nova de Cacela

Biblioteca Municipal Vicente Campinas
VRSA

Vila Nova de Cacela
  
 Foto do Evento 20 setembro [9h30] Foto do Evento 23 e 29 setembro [21h30] 
Passos Contados
«Ornamentação na arquitetura do núcleo pombalino de VRSA»
«Um mal nunca vem só»
Pela Companhia de Teatro II Acto
Praça Marquês de Pombal | VRSA
Valor 3€ Marcação: CIIPC | Santa Rita
Centro Cultural António Aleixo
Reservas: 281 510 045
  
 Foto do Evento 27 setembro Foto do Evento Até 30 setembro
[9h00 > 13h00 | 14h00 > 17h00]
 
Wild ChallengeAzul + Amarelo =
Brinquedos Verdes
Exposição de Simão Bolívar
Complexo Desportivo | VRSAAntiga Escola Primária de Santa Rita