Newsletter VRSA
 [ nº228 ] 24 setembro 1 outubro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Nova Área de Reabilitação Urbana dá início
à requalificação da frente ribeirinha de VRSA
 
  
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai avançar com a criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Frente Ribeirinha da cidade, na zona compreendida entre a Docapesca e a Foz do Rio Guadiana, pondo fim à degradação nestes pontos.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, a medida «permite finalmente dar início à requalificação de uma das áreas mais nobres do município, devolvendo o Rio Guadiana à cidade e pondo fim aos anos de degradação por falta de investimento do Estado e do IPTM nestas matérias».

«Depois de termos criado a primeira ARU do país no Centro Histórico de VRSA, cujo êxito da medida permitiu a revitalização urbana e comercial da zona pombalina, vamos agora iniciar uma das maiores operações de requalificação urbana da cidade, permitindo atrair investimento, gerar emprego e desenvolver o setor marítimo-turístico», prossegue Luís Gomes.
 De forma a fasear as operações de requalificação, a nova ARU será dividida em cinco unidades de intervenção: zona industrial norte; zona da muralha; porto de recreio; zona habitacional e turística do Lazareto; e zona da Ponta da Areia, junto à foz do Guadiana.

Com estas medidas, pretende-se a deslocalização dos setores industriais que foram crescendo junto à foz do Guadiana, sediando-os na futura zona industrial norte da cidade. Ao mesmo tempo, prevê-se a reformulação de todo o espaço pedonal, assim como a criação, a sul, de uma zona turística de elevados padrões urbanísticos.

A implementação da ARU da frente ribeirinha de VRSA atribui à área um conjunto significativo de incentivos para facilitar o investimento e a reabilitação urbana, permitindo aos proprietários de terrenos privados o acesso facilitado a um conjunto de benefícios e incentivos fiscais e financeiros.

Ver mais
 
  
Foto destaque secundárioProva de obstáculos Wild Challenge
reúne mais de mil participantes

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, no domingo, dia 27 de setembro, a partir das 10h00, o Wild Challenge, uma prova de obstáculos com uma distância de 12 quilómetros distribuídos pelos caminhos do pinhal, praia e Complexo Desportivo de VRSA.

A organização está a cargo da «Call of the Wild», em parceria com o município de VRSA e a empresa municipal VRSA SGU, tendo em consideração as excelentes condições naturais e os equipamentos do Complexo Desportivo Municipal para a prática de eventos com elevado número de participantes.

O Wild Challenge conta já com mais de 1000 inscritos que terão pela sua frente obstáculos naturais como o rio, o mar ou a areia e outros mais extremos (25 no total) onde será necessário nadar, correr ou escalar para os superar.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA avança na promoção
turística interativa


Depois de Vila Real de Santo António, as zonas turísticas de Monte Gordo e Manta Rota acabam de receber um ecrã interativo do projeto Algarve 360. Com funcionamento tátil, muito semelhante a um tablet, o equipamento é de utilização fácil e intuitiva e permite pesquisar desde restaurantes, a praias ou transportes.
Mercados de VRSA promovem cavala algarvia

Os mercados municipais de VRSA juntam-se, este sábado, à campanha de promoção da cavala algarvia com uma sessão de cozinha ao vivo (showcooking). A iniciativa tem lugar este sábado, em VRSA, entre as 9h00 e as 13h00, e conta com a participação da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 25 setembro [18h00] Foto do Evento 25 setembro [18h00] 
Clube de leitura
Obra de Teixeira de Pascoaes
Apresentação do nº 15 da Revista Nova Águia
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSABiblioteca Mun. V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento 26 setembro [7h00 > 20h00] Foto do Evento 27 setembro [9h30 > 13h00] 
Feira de Velharias e NumismáticaMercado de trocas
Junto ao posto de turismo
Monte Gordo
Cacela Velha
  
 Foto do Evento 29 setembro [21h30] Foto do Evento Até 29 setembro [seg. a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] 
«Um mal nunca vem só»
Pela Companhia de Teatro II Acto
Para além da porta
Exposição de pintura de António Alvélua Correia
Centro Cultural António Aleixo
Reservas: 281 510 045
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA