Newsletter VRSA
 [ nº229 ] 1 8 outubro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Mega triatlo de 226 quilómetros
volta a unir Portugal e Espanha
 
  
 

O Baixo Guadiana recebe, no próximo sábado, dia 3 de outubro, a III edição do «Triatlo Iberman», a única prova de longa distância do mundo a unir dois países.

A competição de 226 quilómetros, de dificuldade elevada, integra as modalidades de natação, ciclismo e corrida e colocará à prova os atletas com uma série de percursos que incluem uma extensão ao Alentejo e uma incursão a Espanha.

O circuito de natação tem partida às 7h30, da praia de Monte Gordo, onde os participantes irão percorrer aproximadamente 4 quilómetros no mar.

Com um percurso em linha de 180 km, segue-se o setor de ciclismo, que irá unir as localidades de Monte Gordo e Ayamonte.


Ver mais

 Esta viagem pelas margens do Guadiana percorre diversas localidades algarvias como Odeleite e Alcoutim. Já no Alentejo, a competição integra uma passagem por Mértola e Pomarão, onde será feita a travessia da fronteira até Espanha. É na margem oposta do rio que se inicia a descida até Ayamonte, com passagem por Granado e Villablanca.

Após a chegada à Praça de Espanha, em Ayamonte, os triatletas têm pela frente a prova de maratona, com um percurso de 42,1 quilómetros. O trajeto inclui a travessia da Ponte Internacional do Guadiana, uma passagem por Castro Marim e Vila Real de Santo António, terminando depois na meta instalada na praia de Monte Gordo.

Prevê-se que o primeiro atleta a chegar à meta cumpra os 226 quilómetros oito horas depois da partida, cerca das 15h30. Tendo em consideração a dureza do desafio, a meta estará aberta até às 00h30 do dia 4 de outubro, onde os participantes se converterão em finalistas desta autêntica prova de fogo.
 
  
Foto destaque secundárioCentro Cultural recebe mostra
de doçaria algarvia

O Centro Cultural António Aleixo acolhe, entre os dias 9 e 13 de outubro, das 9h00 às 20h00, a III Mostra de Doçaria «Os Sabores do Guadiana».

Além da venda direta, o certame contempla sessões de culinária ao vivo e demonstrações gastronómicas, colocando em destaque a doçaria algarvia e a doçaria à base de chocolate.

O evento decorrerá durante a Feira da Praia, contribuindo desta forma para a dinamização do Centro Histórico da cidade, visitado nesta ocasião por milhares de pessoas, em especial por turistas espanhóis.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
II Acto repõe
«Um mal nunca vem só!»


Depois de esgotar as duas sessões de estreia, a Companhia de Teatro II ACTO repõe, no dia 19 de outubro, a peça «Um mal nunca vem só!», às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA. João Frizza e Diogo Chamorra protagonizam esta produção hilariante.
Cinema regressa
à sala do Glória FC


O cinema volta a Vila Real de Santo António com alguns dos maiores êxitos do momento. A iniciativa tem início no dia 9 de outubro, com a projeção do filme «Táxi», às 21h30, e prolonga-se até dezembro. As películas serão exibidas na sala do Glória Futebol Clube.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 3 e 4 outubro Foto do Evento 4 outubro [8h00] 
VIII Travessia BTT Sagres – Vila Real de Santo AntónioEurobirdwatch 2015
Reserva Natural do Sapal de VRSA e Castro Marim
  Inscrições: adrip.cacela@gmail.com 966 019 851 | Valor: 3€
  
 Foto do Evento 4 outubro [10h00 > 17h00] Foto do Evento 2 a 31 outubro [seg. a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] 
Dia mundial do AnimalParis respira e mantém a sua alma - Exposição de fotografia de Luca Pernigo
Jardim Avenida da República | VRSA
Inscrição: 3 latas de comida + 1 pin
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento 2 a 30 outubro [seg. a sex. - 9h00 > 13h00 | 14h00 > 16h45] Foto do Evento 9 outubro [18h00] 
ARTE-IUS IMAGINUM
Exposição de A. Madeira Santos
Arquivo entre Histórias
«A Preservação da honra feminina no Algarve da época moderna»
Arquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSAArquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSA