Newsletter VRSA
 [ nº236 ] 19 26 novembro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Autarca de VRSA defende adoção de medidas urgentes
para travar desemprego jovem de longa duração
 
  
 

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, defendeu, em Bruxelas, na Comissão de Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (Sedec) do Comité das Regiões, a necessidade de tomar medidas urgentes para combater o desemprego de longa duração na União Europeia, nomeadamente nas camadas etárias mais jovens.

De acordo com Luís Gomes, os efeitos da crise têm-se repercutido fortemente nos jovens, pelo que as transições do ensino para o mercado de trabalho se têm tornado cada vez mais complexas e marcadas por uma forte instabilidade, em especial na obtenção do primeiro emprego.

«Hoje, temos um conjunto significativo de jovens, alguns com mais de 30 anos, que nunca tiveram qualquer experiência profissional ou contacto com o mundo do trabalho – por ausência de oportunidades –, apesar de estarmos perante aquela que é a geração mais instruída de sempre».


Ver mais

 «Por esta razão, urge tomar medidas no sentido de facilitar o acesso dos jovens ao primeiro emprego, em parceria com as universidades, os parceiros sociais, as entidades corporativas e os empregadores públicos e privados», nota o membro do Comité das Regiões.

Este quadro é atualmente responsável por sérios desequilíbrios sociais preocupantes, tendo em consideração que 8,7 milhões de jovens europeus não conseguem encontrar trabalho. Para inverter esta situação, evitando cenários de marginalização social, eventualmente potenciadores de situações de violência e exclusão, Luís Gomes apoia a adoção de um pacote de medidas pela Comissão Europeia, no período 2016-2018, que deverá incluir políticas de inclusão social.

Entre outras soluções, é sugerido o reforço das organizações e das redes de juventude, bem como o desenvolvimento de um trabalho que promova a capacidade de adaptação dos jovens às mudanças tecnológicas, comportamentais e sociais.
 
  
Foto destaque secundárioVRSA é autarquia familiarmente responsável

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebeu, pela sétima vez consecutiva, o galardão de «Autarquia mais Familiarmente Responsável». A cerimónia de atribuição do prémio teve lugar, esta quarta-feira, na sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra, e contou com a presença da vice-presidente da Câmara de VRSA, Conceição Cabrita.

Com a atribuição deste prémio, VRSA junta-se ao conjunto de 41 municípios, a nível nacional, que adotam iniciativas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes. Por ter conquistado o distintivo desde a primeira edição (2009), teve direito a uma menção honrosa.

O galardão dá destaque às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA marca presença na Feira
de Turismo de Barcelona


O município de Vila Real de Santo António esteve representado na Feira de Turismo de Barcelona (IBTM world) - o mais importante certame dedicado à indústria de viagens e negócios, congressos e incentivos -, entre os dias 17 e 19 de novembro.
Estudantes e associações de VRSA colaboram no plano de juventude

Mais de três dezenas de jovens de Vila Real de Santo António (estudantes, associações juvenis, mediadores e jovens em geral) participaram, esta terça-feira, na primeira de três consultas juvenis desenvolvidas no âmbito do plano «Algarve 2020».
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 19 novembro [22h00] Foto do Evento 20 novembro [18h00] 
Laboratório de IdeiasArquivo entre Histórias
Tema: salicultura tradicional
Junta Freguesia | VRSAArquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSA
  
 Foto do Evento 21 novembro [9h00 > 17h00] Foto do Evento 21 novembro [20h00] 
Mostra de ArtesanatoJantar Solidário
A favor da Guadi
Praça Marquês de Pombal | VRSA

Restaurante Coração da Cidade | VRSA
Entradas à venda no Centro Cultural

  
 Foto do Evento 26 novembro [17h30] Foto do Evento até 30 novembro [seg. a sex. | 9h30 > 13h00 | 14h00 > 16h45] 
Tertúlia no Baixo Guadiana
Performance – Artes de rua
Burros Curiosos e Companhia
Exposição de Ana Martins
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Arquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSA