Newsletter VRSA
 [ nº237 ] 26 novembro 3 dezembro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Aldeia de Natal traz magia a Vila Real de Santo António 
  
 

A magia do Natal chega a Vila Real de Santo António, na sexta-feira, dia 4 de dezembro, com mais uma edição da Aldeia de Natal. A inauguração do espaço integra um concerto, às 17h45, bem como a chegada do Pai Natal, às 18h30.

Até ao dia 6 de janeiro de 2016, a Praça Marquês de Pombal transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante.

Diariamente, entre as 10h00 e as 19h00, com entrada livre, a Aldeia de Natal vai apelar ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias.

Todas as atrações serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis.


Ver mais

  Durante cinco semanas, um programa diário de animação para toda a família irá igualmente trazer um recital de música, corridas de pais natais e uma mega aula de zumba solidária. A isto, soma-se uma exposição de árvores de natal, no Centro Histórico de VRSA, com peças elaboradas por alunos do pré-escolar.

As iniciativas de rua ficam completas com as Mostras de Artesanato Natalícias, nos dias 5, 6, 7, 8 e 19 de dezembro, em VRSA, junto à Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 17h00. Também no dia 13 de dezembro, Cacela Velha recebe mais uma edição do Mercadinho de Natal.

Para dinamizar o comércio local, foram instaladas iluminações natalícias na Rua Teófilo Braga, na Rua 5 de Outubro, na Praça Marquês de Pombal e nas rotundas do concelho.

Outro dos pontos altos das celebrações da quadra será o Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, instalado no Centro Cultural António Aleixo. A estrutura abre ao público no dia 5 de dezembro e conta com mais de 4000 figuras e perto de 20 toneladas de material.

 
  
Foto destaque secundárioNavegabilidade do Guadiana entre VRSA e Alcoutim concretiza ambição histórica

A autarquia de VRSA marcou presença, na passada sexta-feira, na inauguração do Projeto de Navegabilidade do Guadiana, entre Alcoutim e VRSA.

Com esta intervenção, avaliada em 600 mil euros, o rio passa a ser navegável, em segurança, 24 horas por dia, permitindo a circulação de embarcações com 70 metros de comprimento, 1,80 metros de calado e 1,20 metros de boca, o que corresponde às dimensões das marítimo-turísticas.

Os trabalhos contemplaram o assinalamento marítimo de todo o canal e envolveram a colocação de uma centena de balizas, a instalação de 100 lanternas e 100 alvos, bem como a regularização dos fundos. Até 2017, o objetivo é garantir a navegabilidade do rio até ao Pomarão (Alentejo).


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Literatura espanhola em destaque na Biblioteca Municipal

Os autores espanhóis Eladio Orta e José Luis Rúa apresentam, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, as suas mais recentes obras. A sessão está agendada para esta sexta-feira, às 17h30.
Apresentação do livro «A Ginástica em VRSA», de João C. Romão

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe, no dia 2 de dezembro, às 17h30, a apresentação do livro «O Associativismo em Portugal: estudo de caso - A Ginástica em Vila Real de Santo António», de João Caldeira Romão.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 28 novembro [8h00 > 18h00] Foto do Evento 28 novembro [8h30 > 13h00] 
Feira de Velharias
e Numismática
Mercado Guadi
Junto ao posto de turismo
Monte Gordo

Mercado Municipal | VRSA

  
 Foto do Evento 29 novembro [9h30 > 13h00] Foto do Evento até 30 novembro [seg. a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] 
Exposição de Automóveis Antigos Maquete com pista de comboio elétrico
Exposição de Cesar Guerrero
Praça Marquês de Pombal | VRSABiblioteca Mun. V. Campinas | VRSA