Newsletter VRSA
  [ nº238 ] 4 10 dezembro 2015 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Presépio Gigante de Vila Real de Santo António
bate recorde e reúne 4200 figuras
 
  
 

O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressa ao Centro Cultural António Aleixo, a partir do dia 5 de dezembro, e volta a desafiar todos os recordes, ao ocupar, em 2015, uma área superior a 220 metros quadrados e a estabelecer a meta das 4200 figuras.

Este, que é um dos maiores presépios do país, integra, na sua 13ª edição, mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça.

Acrescem a esta lista 160 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há muitos meses atrás, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito localmente nas instalações da autarquia.


Ver mais

 

Para surpreender os milhares de visitantes que são esperados, a configuração volta a apostar na inovação, não sendo esquecidos os episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia e às tradições algarvias, assim como a recriação completa de aldeias, desertos, fortes e palácios.

Este trabalho tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.

As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 10 de janeiro de 2016. Pode ser diariamente visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.

 
  
Foto destaque secundárioAldeia de Natal traz magia
a Vila Real de Santo António

A magia do Natal chega a Vila Real de Santo António, esta sexta-feira, dia 4 de dezembro, com mais uma edição da Aldeia de Natal. A inauguração do espaço integra um concerto, às 17h45, bem como a chegada do Pai Natal, às 18h30.

Até ao dia 6 de janeiro de 2016, a Praça Marquês de Pombal transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante.

Diariamente, entre as 10h00 e as 19h00, com entrada livre, a Aldeia de Natal vai apelar ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias.

Todas as atrações serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Escolas de VRSA assinalam
Dia da Pessoa com Deficiência


O município de Vila Real de Santo António e o Agrupamento de escolas D. José I associaram-se ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.De forma a sensibilizar professores e alunos, a Escola Básica 2,3 D. José I, em VRSA, desenvolveu atividades com o objetivo de alertar a comunidade educativa para as dificuldades que os alunos portadores de deficiência sentem no seu dia-a-dia.
Comité das Regiões da UE adota parecer de Luís Gomes

O presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, defendeu, na 115.ª reunião plenária do Comité das Regiões, realizada esta quinta e sexta-feira em Bruxelas, a aposta na economia social como um instrumento de combate à crise económica e reivindica a criação de um novo quadro legal na União Europeia para reforçar este setor responsável por 11 milhões de postos de trabalho na Europa.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento Até 30 dezembro [seg. a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] Foto do Evento 10 dezembro [18h00] 
Casas de Bonecas
Exposição de Maria A. Bryton
Clube de leitura
Os clássicos da Grécia e Roma
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA

Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA

  
 Foto do Evento 4 dezembro a 5 janeiro [seg. a sex. | 9h30 > 13h00 - 14h00 > 16h45] Foto do Evento Até 8 janeiro 
Arvoredo
Exposição de esculturas de Henrique Silva
Exposição e Concurso de Árvores de Natal
Pelos alunos do pré-escolar
e ensino estruturado
Arquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSACentro Histórico | VRSA