Newsletter VRSA
 [ nº244 ] 14 21 janeiro 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Orçamento de VRSA para 2016 dá prioridade
à ação social, educação e desporto
 
  
 

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António definiu, para 2016, um orçamento de cerca de 41 milhões de euros, onde volta a ser dada prioridade às áreas da educação, ação social, saúde e desporto.

O pelouro da ação social destaca-se ao receber uma verba de 1,1 milhões de euros, mantendo a generalidade dos apoios que vêm sendo prestados.

Nesta área, ganham relevo os programas de apoio à habitação e de reabilitação dos bairros de habitação social, que serão dotados com meio milhão de euros.

Também os projetos sociais nas áreas do apoio alimentar, no auxílio à compra de medicamentos e no apoio à terceira idade são contemplados com uma verba próxima dos 100 mil euros.

Já os programas de saúde municipais recebem um investimento de 150 mil euros, onde se destaca o projeto de cuidados de saúde «Cuidar», através do qual já foram realizadas duas centenas de cirurgias oftalmológicas e mais de 2500 consultas.

O setor da educação volta a ser prioridade, sendo contemplado com 1,5 milhões de euros. Nesta área, mantém-se o programa de atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho.

 Ainda neste pelouro, somam-se os apoios ao nível das refeições, transportes escolares, recursos humanos, atividades extracurriculares e obras de requalificação do parque escolar.

Relativamente ao desporto e ao apoio a clubes e coletividades, o orçamento municipal de VRSA reserva para 2016 uma dotação de 1,4 milhões de euros, onde se insere a cedência dos espaços municipais para a prática desportiva, bem como o transporte dos atletas e coletividades.

A par destes investimentos, a empresa municipal VRSA SGU encontra-se a finalizar a maior obra pública jamais realizada no concelho - avaliada em mais de 30 milhões de euros – que colocou um ponto final aos esgotos não tratados no Rio Guadiana e requalificou todas as redes de abastecimento de água.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «sem abdicar de qualquer das suas políticas sociais e dos apoios na área da educação e da saúde, a autarquia vila-realense continua a colocar-se ao lado de quem mais precisa, medidas que lhe voltaram a conferir, pela sétima vez consecutiva, o prémio de autarquia familiarmente responsável».

Ver mais
 
  
Foto destaque secundárioComplexo Desportivo recebe jogos de preparação da Seleção feminina

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 18 e 21 de janeiro, dois jogos da Seleção Nacional de Futebol feminina de sub-19.

A equipa das Quinas inicia no Algarve um estágio de preparação que inclui dois jogos de treino com as formações da Suíça e da Holanda, que também se encontram a estagiar no Algarve.

O primeiro confronto está marcado para o dia 19, às 11h00, com a seleção da Suíça, e o segundo para o dia 20, às 19h00, com a seleção da Holanda. No dia 22 está igualmente agendado um jogo entre a Suíça e a Holanda, às 11h00.

A entrada é livre e a organização está a cargo da Fed. Holandesa de Futebol, da Fed. Portuguesa de Futebol, da Fed. Suíça de Futebol e do município de VRSA.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  

Alunos de Cacela aprendem «dizeres» de outros tempos

No âmbito da ação educativa «De boca a orelha», integrada no projeto «À Descoberta das 4 cidades», a turma do 3º ano da escola E.B. 1 Manuel Cabanas deu a conhecer aos alunos lendas, provérbios e ditados populares que fazem parte do património oral da nossa região.

VRSA amplia rede de recolha
de óleos usados


A Camara de VRSA instalou dois novos equipamentos para a recolha de óleos alimentares utilizados. Desta forma, o município passa a contar com mais de uma dezena de pontos de recolha distribuídos por todo o concelho, contribuindo para um ambiente mais limpo.
  
Ver maisVer mais
 
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento Dia 15 [9h00 > 17h00] Foto do Evento Dia 15 [18h00] 
Interclubes
Clube Ténis VRSA e Mikes Lipschitz Academy de Inglaterra
Con la luz de mis ojos
Apresentação do livro de Joaquina Vázquez
Complexo Desportivo | VRSABiblioteca Mun. V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento Dia 16 [16h00] Foto do Evento Dia 16 [16h00] 
Cinema em VRSA
«A ovelha choné»
Workshop preparação
para a parentalidade
Sala do Glória Futebol Clube | VRSA
Reservas: 281 510 045 | Bilhetes: 4€
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento Dia 17 [8h00 > 14h00] Foto do Evento Dia 21 [14h00] 
Mercado Mensal
de Vila Nova de Cacela
Retalhos de uma jornada
Apresentação do livro
de Sandra Estevão Rodrigues
Vila Nova de Cacela Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA