Newsletter VRSA
 [ nº254 ] 23 31 março 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Investimentos no valor de 150 milhões
dão nova vida à frente ribeirinha de VRSA
 
  
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António apresentou, à ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o conjunto de investimentos previstos para a requalificação da frente ribeirinha da cidade, avaliados em 150 milhões de euros.

Destas iniciativas faz parte a reabilitação do antigo porto comercial de VRSA, uma área de 7 hectares para onde está prevista a construção de duas unidades hoteleiras, um centro de congressos e uma clínica. A intervenção está avaliada em 20 milhões de euros e contempla a recuperação da zona da muralha (passeio ribeirinho) e do cais de embarque da cidade.

No lote de projetos integra-se igualmente a requalificação do Jardim Sul, onde se prevê a instalação de duas unidades de restauração, bem como a dinamização de toda a área envolvente. A obra, em fase de projeto, irá incidir numa área de 2,5 hectares.

A grande fatia do investimento – 90 milhões de euros – está concentrada no futuro Passeio de Santo António, uma área de 7 hectares que se estende desde a zona sul de VRSA até à foz do Guadiana.

 O projeto visa a requalificação integral das antigas estruturas industriais, bem com a recuperação da muralha. Adicionalmente, os planos incluem a construção de um porto de recreio e a criação de uma unidade hoteleira.

A estratégia para a frente de mar engloba ainda a construção da futura marina da zona da Ponta da Areia, junto à foz do Rio Guadiana. O equipamento encontra-se em fase de estudo prévio e a sua implementação está prevista no Plano Diretor Municipal (PDM) de VRSA.

Todos estes projetos serão enquadrados pela implementação de um cluster do mar na zona Norte da cidade, para onde está prevista a deslocalização das atuais empresas de construção naval, bem como a instalação de unidades de transformação de marisco e de pescado. A área de intervenção abrange 24,5 hectares e o investimento ascende aos 17 milhões de euros (requalificação e construção de equipamentos).


Ver mais
 
  
Foto destaque secundário10 mil deram as boas vindas
ao Mundialito


O Mundialito 2016, o maior torneio de futebol infantil do mundo, já se joga em Vila Real de Santo António.

A cerimónia de abertura reuniu cerca de 10 mil pessoas num espetáculo repleto de cor e música que homenageou a história do futebol.

Até sábado, milhares de atletas de meia centena de países irão disputar mais de 700 jogos. As finais de dia 26 têm início às 14h00, no Complexo Desportivo.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Domingo é dia de Stock Out
em VRSA


O comércio do Centro Histórico de Vila Real de Santo António recebe, este domingo, entre as 10h30 e as 18h00, a III edição do «Domingo Stock Out». O evento irá coincidir com o encerramento do Mundialito 2016 e com a Semana Santa, sendo esperada a presença de centenas de visitantes, em especial espanhóis, que procuram a cidade nestas ocasiões.
«Folar e amêndoas»
nos mercados municipais


Os Mercados Municipais recebem, este sábado, dia 26, a iniciativa «Folar e amêndoas nos mercados». As atividades terão lugar entre as 9h00 e as 13h00, em Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela, e contemplam a venda de produtos e doçaria associados à Páscoa. Às 10h30, está agendada uma aula de zumba, no mercado de Cacela.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento Até 31 maio [seg. a sex. | 9h30 > 13h00 - 14h00 > 17h00] Foto do Evento Dia 27 [9h30 > 13h00] 
Exposição «Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve»Exposição de Automóveis Antigos
Arquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSAPraça Marquês de Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento Dia 31 [18h00] Foto do Evento 2 abril [21h30] 
O que se ergue do fogo
Apresentação do livro
de Adília César
Musas
Espetáculo de Flamenco
pela Academia de Gracia Diaz
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Centro Cultural António Aleixo | VRSA