Newsletter VRSA
 [ nº256 ] 7 14 abril 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Ciclo «Sinónimos de Leitura» reúne dezenas de apresentações,
tertúlias e espetáculos à volta dos livros
 
  
 As conversas à volta dos livros, da leitura, do teatro e da literatura regressam a Vila Real de Santo António, à Biblioteca Municipal Vicente Campinas, com um programa ambicioso que, durante doze dias, reúne dezenas de nomes da cultura nacional e ibérica.

Pelo quinto ano consecutivo, entre os dias 11 e 22 de abril, o ciclo «Sinónimos de Leitura» senta autores, contadores de histórias e profissionais do palco à mesma mesa, num ambiente informal onde a troca de ideias e o debate são bem-vindos.

Além de um vasto programa que inclui apresentações, lançamento de livros e revistas, sessões de conto e poesia diárias e conversas com autores, a iniciativa reserva igualmente espaço para uma feira do livro, teatro e oficinas de música, dança e expressão plástica.

Ver mais
 Com um cartaz para todos os públicos e faixas etárias, o evento tem como convidados autores e escritores como Carlos Brito, Dulce Maria Cardoso, Luís Ene, Pedro Tavares, João Pereira, Fernando Évora, Jacinto Dias, Cristina Valente ou o coletivo «Poetas do Guadiana».

Para ampliar a troca de ideias, os Sinónimos de Leitura dão espaço às artes, com espetáculos e workshops levados a cabo pelos grupos «A língua no ouvido» e «Fech’Ópano».

Também durante todo o ciclo, estará patente a exposição, «António Aleixo – Poeta do Povo», a que se juntarão tertúlias, sessões de animação à leitura, histórias musicadas e oficinas infantis e juvenis.

As celebrações de Abril encerram o cartaz com o espetáculo «Onde estiveste no 25 de Abril». A iniciativa conta com a presença de músicos e atores que relembram Zeca Afonso e os temas chave do 25 de Abril.


 
  
Foto destaque secundárioVRSA dá as boas vindas
à Primavera com mega evento


Vila Real de Santo António celebra a chegada da Primavera, no próximo dia 23 de abril, com a primeira edição da «Primavera em Festa», um evento que irá ocupar o centro histórico da cidade e pretende envolver toda a comunidade.

Neste dia, todos serão convidados à criação e a rua será a galeria e um palco vivo. Os músicos, os fotógrafos, os poetas, os atores, as tricotadeiras, os artistas plásticos e todos aqueles que, fazendo parte da comunidade, se queiram juntar a este projeto, desenvolvendo a sua ideia, são bem-vindos.

A música estará sempre presente, com performances ao vivo que irão animar as ruas ao longo do dia. Os poetas locais e os eventos pop-up irão igualmente dar voz à Primavera.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Reserva Natural do Sapal assinala aniversário com Dia Aberto

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em colaboração com as Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António e Castro Marim, comemora o 41º aniversário da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, no próximo dia 9 de abril, com um Dia Aberto a toda a comunidade.
Mercadinho de Primavera
regressa a Cacela Velha


Cacela Velha acolhe o Mercadinho de Primavera, este domingo, entre as 10h30 e as 17h30. Artesanato tradicional e artigos em segunda-mão são apenas alguns dos muitos produtos que podem ser encontrados. Ao longo de todo o dia haverá animação com música selecionada por Dj Yacobian e pela banda «Ostraceiros».
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 8 abril [21h30] Foto do Evento 9 abril [8h00 > 18h00] 
Cinema em VRSA
«Sicário»
Feira de Velharias
e Numismática
Sala do Glória Futebol Clube | VRSAPraça Marquês de Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento 9 abril [9h30 >13h00] Foto do Evento 9 abril [15h00 > 18h00] 
Campanha de Monitorização Voluntária do LitoralVamos construir
um diário gráfico
Oficina para miúdos e graúdos
Praia de Monte GordoCIIPC - Antiga Escola Primária
Santa Rita
  
 Foto do Evento 9 abril [17h00] Foto do Evento 10 abril [9h00>17h00] 
Be A Model
Desfile de Moda
e Animação Musical
Mercado de Usados
Centro Cultural António Aleixo | VRSASede do Motoclube do Guadiana
Aldeia Nova