Newsletter VRSA
 [ nº260 ] 5 12 maio 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 VRSA celebra 242º aniversário da sua fundação
com homenagens, espetáculos e feira histórica
 
  
 Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 13 de maio, o 242º aniversário da sua fundação com um programa cultural e musical e a habitual sessão solene durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito ou contributos para o concelho.

As celebrações iniciam-se no dia 8 com o espetáculo de beneficência «Cantar de Amigos», às 16h30 no Centro Cultural António Aleixo.

A partir do dia 12, a Praça Marquês de Pombal recebe a Feira Histórica, entre as 10h00 e as 23h00, e recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época e venda de artesanato e produtos típicos.

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se às 10h30 com a habitual Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de VRSA e entregues diplomas de mérito aos melhores alunos do concelho e aos funcionários com 20 anos de serviço.

Este ano, entre as personalidades homenageadas, encontram-se Mário Centeno, Ministro das Finanças, natural de VRSA e detentor de uma carreira internacional de sucesso; João Vasques, antigo jogador e fundador das escolas do Lusitano Futebol Clube; e os autores do Presépio Gigante de VRSA.

 À tarde, a partir das 18h00, tem início o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas de VRSA e terminará na Praça Marquês de Pombal. A iniciativa percorre quatro séculos de história e faz um retrato histórico desde a fundação da vila até aos nossos dias, momento em que será apresentado o projeto online VRSA TV.

Ao serão, às 22h00, a Praça Marquês de Pombal recebe um espetáculo de fado com César Matoso e Sara Paixão.
Já no dia 14 de maio, às 16h00, no Campo Francisco Gomes Socorro, tem lugar o torneio triangular de futebol com a participação das equipas de veteranos Lusitano FC, Monte Agraço FC e Associação Desportiva e Cultural de Tunes.

Também no dia 14 decorre o Festival de Bandas Filarmónicas, com início às 21h30, na Praça Marquês de Pombal. Igualmente à noite, pelas 21h30, o Centro Cultural António Aleixo recebe o Festival «Arte sem Fronteiras 2016», com um espetáculo de dança pela companhia Splash.

As celebrações terminam no dia 20 de maio com um concerto de Susana Travassos, às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo.

Ver mais

 
  
Foto destaque secundárioAutarquia de VRSA avança com a requalificação do Hotel Guadiana

O município de VRSA vai dar início à empreitada de reabilitação do emblemático Hotel Guadiana, classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 2010.

A obra, já aprovada pelo Tribunal de Contas, tem o valor base de dois milhões de euros e será financiada pela iniciativa Jessica, prevendo-se a conclusão dos trabalhos num prazo de dez meses.

A intervenção contempla a renovação exterior e interior do edifício, adequando-o às características de unidade de cinco estrelas, pondo fim ao cenário de degradação deste hotel que é um cartão-de-visita da cidade e uma referência em termos arquitetónicos.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a operação faz parte da estratégia de requalificação do património edificado e representa o primeiro passo de recuperação da frente ribeirinha, para onde estão previstos investimentos no valor de 150 milhões de euros».


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA lança concurso para hotel
no Complexo Desportivo


A autarquia de Vila Real de Santo António lançou, através da empresa municipal VRSA SGU, um concurso público para a construção, exploração e gestão de uma unidade hoteleira de gama superior no Complexo Desportivo de VRSA.
Eurocidade do Guadiana
comemora Dia da Europa


Vila Real de Santo António celebra, no dia 9 de maio, o Dia da Europa, juntamente com os municípios de Alcoutim, Ayamonte e Castro Marim. As celebrações assinalam as três decadas da adesão de Portugal e de Espanha à União Europeia e o 3º aniversário da Eurocidade do Guadiana.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento até dia 31 [seg. a sex. - 9h15 > 19h45
sábado - 14h00 > 19h45]
 Foto do Evento até 30 agosto [seg. a sex. | 9h00 > 13h00 - 14h00 > 17h00] 
Exposição de Esculturas
de Fernando Colaço
A arte das alegrias
Exposição de bonecas de trapo
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSACIIPC | Santa Rita
  
 Foto do Evento 6 maio [18h00] Foto do Evento 8 maio [10h00 > 12h00] 
Essência da alma
Apresentação do livro
de Paula Laranjo
Concentração
Andebol de 5
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Pavilhão Municipal Ilídio Setúbal | VRSA
  
 Foto do Evento 8 maio [14h30] Foto do Evento 8 maio [16h30 > 18h00] 
Passos Contados
Em busca das plantas medicinais e suas aplicações na saúde
Encontro
Caminho Neocatecumenal
CIIPC | Santa Rita
Marcação: 281 952 600
Praça Marquês de Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento 9 a 20 maio [9h30 > 15h00] Foto do Evento 12 maio [18h00] 
Exposição de Filatelia
Chegada do comboio a VRSA
Tertúlia no Baixo Guadiana
«Da Vila do Marquês aos nossos dias», por Hugo Cavaco
Câmara Municipal | VRSABiblioteca Mun. V. Campinas | VRSA