Newsletter VRSA
 [ nº265 ] 9 16 junho 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Vila Real de Sto. António promove segunda edição
do maior prémio literário do país
 
  
 No ano em que se comemora o sexagésimo segundo aniversário sobre o nascimento de António Rosa Mendes, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lança a segunda edição do «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», o maior concurso do país que visa promover a investigação e a literatura sobre história.

O prémio tem um valor pecuniário de 10 mil euros – o que o transforma no maior da sua categoria –, havendo a possibilidade de a obra vencedora vir a ser publicada por uma editora comercial.

Com periodicidade bienal, este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da Universidade do Algarve ao ilustre vila-realense, falecido em 2013, destina-se a galardoar o melhor trabalho literário inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

Ver mais
  Serão admitidos a concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, desde que apresentem a obra em língua portuguesa. Os trabalhos entregues deverão ser originais, inéditos e não premiados anteriormente.

O prazo de receção das obras concorrentes termina a 31 de dezembro de 2016, devendo o júri tomar decisão até 12 de maio de 2017. O prémio será posteriormente entregue ao autor da obra vencedora, nos Paços do Concelho de Vila Real de Santo António, no dia 22 de maio de 2017.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «este concurso, cujo prémio é um dos maiores a nível nacional, honra o nome e o legado do ilustre vila-realense António Rosa Mendes e faz do município uma referência ao nível da cultura e da investigação histórica regional e nacional».


 
  
Foto destaque secundárioFábrica integra lista das 10 praias mais bonitas de Portugal

A Praia da Fábrica lidera o ranking das 10 mais bonitas de Portugal, de acordo com o blogue «O Meu Escritório é lá Fora!».

Depois de ter sido eleita uma das melhores praias do mundo pela revista «Traveler», esta zona balnear do concelho de Vila Real de Santo António, também conhecida como Praia de Cacela Velha, volta, pelo segundo ano consecutivo, a ser destacada como uma das pérolas do litoral português.

O areal da fábrica integra a recém-criada marca «Praias de Cacela», lançada pelo município de Vila Real de Santo António, que engloba as praias de Manta Rota, Lota e Fábrica.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Encontro Internacional reúne centenas de colecionadores

O Centro Cultural António Aleixo recebe, no dia 11 de junho, o IV Encontro Internacional de Colecionismo. O evento junta entusiastas de todo o país e de Espanha que irão mostrar ao público milhares de objetos como moedas, tampas de champanhe, selos, cromos, credifones, miniaturas de carros e motas, emblemas e galhardetes.
VRSA celebra os santos populares com bailes e marchas

O concelho de Vila Real de Santo António celebra os Santos Populares, durante todo o mês de junho, com uma grande variedade de bailes e marchas. As festividades terão lugar em Vila Real de Santo António (Praça Marquês de Pombal), Hortas (sede da Associação Cultural), Monte Gordo (frente ao Casino) e Vila Nova de Cacela (Largo Manuel Cabanas).
  
Ver maisVer mais
Estacionamento em Monte Gordo
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento Até 30 junho [seg a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] Foto do Evento  Até 30 junho [seg a sex. - 9h30 > 13h00 - 14h00 > 17h00] 
Música da cor
Exposição de pintura
de Antero Anastácio
Sinergia
Exposição de Pintura
de Leonor Martins
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSAArquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSA
  
 Foto do Evento 11 junho [8h00 > 18h00] Foto do Evento 11 junho [a partir das 9h00] 
Feira de Velharias
e Numismática
VI Torneio Internacional de Futebol de Veteranos + 35
Av. República | VRSAComplexo Desportivo | VRSA
  
 Foto do Evento 11 junho [21h30] Foto do Evento 16 junho [18h00] 
Encontros ao Largo
Noite de Portugal e da Poesia
Arquivo entre Histórias
Palestra por Fernando Pesssanha
Largo António Aleixo | VRSAArquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSA