Newsletter VRSA
 [ nº267 ] 23 30 junho 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Tribunal de Justiça europeu reconhece trabalho
de VRSA no tratamento de águas residuais
 
  
 

A Câmara Municipal Vila Real de Santo António congratula-se pelo facto de o Tribunal de Justiça da União Europeia ter reconhecido, no acórdão divulgado esta semana, o esforço da autarquia no cumprimento integral do tratamento das águas residuais lançadas ao Rio Guadiana, nomeadamente no que se refere à diretiva europeia relativa ao tratamento de efluentes urbanos.

Desta forma, o município demarca-se das multas aplicadas por Bruxelas ao Estado Português e destaca o facto de, em apenas um ano, ter resolvido o problema dos esgotos não tratados no Rio Guadiana, salvando o país do pagamento de multas milionárias de 8000 euros por dia, evitando assim o agravamento do défice público.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara de VRSA, «neste momento, todas as redes da cidade já se encontram devidamente encaminhadas para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de VRSA, medida que obrigou a autarquia a endividar-se para resolver um problema com mais de duas décadas».

 

«Nos últimos anos, fizemos um esforço financeiro de 100 milhões de euros em novas redes de abastecimento, saneamento e drenagem de águas, intervenções que são o maior investimento alguma vez realizado no concelho em termos de obra pública e que explicam a situação de endividamento do município», prossegue Luís Gomes.

Para a Câmara Municipal, esta é a prova da falta de responsabilidade dos anteriores executivos que, durante 20 anos, nunca se preocuparam em resolver o problema dos esgotos no concelho, nem souberam aproveitar os muitos fundos comunitários a que poderiam ter tido acesso nos anos 90.

Da mesma forma, a autarquia sublinha a importância estrutural destes trabalhos, já que as obras agora realizadas evitam qualquer necessidade de investimento nos próximos 30 anos.


Ver mais

 
  
Foto destaque secundárioRequalificação da praia
de Monte Gordo já começou


A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) demoliu dois antigos apoios de praia em Monte Gordo, estruturas que se encontravam abandonadas e sem uso, marcando assim o início da requalificação da frente de mar daquela zona balnear.

Estas primeiras ações - já terminadas - cumprem as indicações do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura – VRSA, aprovado em 2005, cujo processo de revisão esteve em curso durante o ano passado.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a medida é claramente positiva e marca o primeiro passo da reabilitação da frente de mar da praia de Monte Gordo, uma área que se pretende moderna, atrativa e dinâmica».

A segunda fase da operação arrancará no final desta época balnear e os trabalhos irão estender-se até ao início do Verão de 2017. O plano geral prevê a remoção das antigas estruturas e a instalação de 10 zonas balneares, 10 novos apoios de praia simples com equipamento associado, bem como seis outros apoios.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  

Mercadinho de Verão traz artesanato e música a Cacela Velha

A vila histórica de Cacela Velha recebe, no próximo dia 26 de junho (domingo), um Mercadinho de Verão, entre as 17h00 e as 23h00. Velharias, antiguidades e colecionismo, artesanato tradicional, produtos alimentares, livros ou brinquedos de madeira são apenas alguns dos muitos produtos que podem ser encontrados.

Luis Gomes apresenta medidas
para reforçar direitos sociais na UE


O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, apresentou um conjunto de propostas de alteração ao projeto de parecer «O Pilar dos Direitos Sociais», documento que tem por objetivo lançar uma consulta aberta aos Estados-Membros para criar uma nova iniciativa para os direitos sociais, após anos de crise.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento até dia 2 julho
[seg. a sáb. - 17h00 > 23h00]
 Foto do Evento até 30 junho 
Exposição dos trabalhos
dos alunos da  UTL
A Copa do Guadiana
Centro Cultural António Aleixo | VRSA Complexo Desportivo VRSA
  
 Foto do Evento até 30 junho [seg. a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] Foto do Evento até 30 junho [seg. a sex. | 9h30 > 13h00 - 14h00 > 17h00] 

1ª Mostra de Escritores
de VRSA
Exposição Biobibliográfica

Sinergia
Exposição de Pintura
de Leonor Martins
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Arquivo Mun. A. Rosa Mendes | VRSA
  
 Foto do Evento De 23 a 26 junho [10h00 > 20h00] Foto do Evento Dias 23, 24, 28 e 29 junho
[21h30 > 00h00]
 
Torneio de Ténis
O Mundo dos Tunas
Santos Populares
Clube de Ténis
Complexo Desportivo VRSA
Praça Marquês de Pombal | Hortas
Monte Gordo | Vila Nova Cacela
  
 Foto do Evento Dia 25 [8h00 > 18h00] Foto do Evento Dia 26 [10h30 > 18h00] 

Feira de Velharias e Numismática

White Sunday
Domingo Stock out
Junto ao posto de turismo
Monte Gordo
Centro Histórico | VRSA