Newsletter VRSA
 [ nº268 ] 30 junho 7 julho 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Magia das Noites d’Encanto regressa
em julho a Cacela Velha
 
  
 Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, entre os dias 14 e 17 de julho, em mais uma edição das «Noites d’Encanto».

Durante quatro dias, os múltiplos recantos de Cacela Velha irão receber coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Mais de 70 artesãos de diferentes culturas e credos irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

 Nesta edição, a música Gnawa, um dos principais géneros do folclore de Marrocos, que se carateriza pelo uso de cantos, danças e rituais sincréticos para atingir um estado de transe, estará em destaque nas ruas de Cacela Velha.

A programação reserva também lugar para sessões de dança tribal com fogo, um workshop de instrumentos de percussão do mundo árabe, um workshop de dança oriental, bem como a exposição «Mouras Encantadas», de Sofia Pinto Correia.

Em cartaz, destaca-se igualmente a atuação do multi-instrumentista Emilio Villalba, que apresentará diariamente, na igreja de Cacela Velha, um programa de músicas de Al-Andalus interpretadas com instrumentos históricos de enorme beleza visual e sonora.

Nas «Noites d’Encanto» a gastronomia terá sempre um espaço de relevo, com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab.

Ver mais
 
  
Foto destaque secundárioReal Madrid organiza torneio «Alma» em Vila Real Sto. António

A Fundação Real Madrid organiza, entre os dias 3 e 5 de julho, em Vila Real de Santo António, a «Copa Alma», torneio de futebol que reúne as equipas e escolas que mais se destacam no trabalho de integração social e desportivo promovido pelo emblema madrileno.

Depois da Hungria e Espanha, a Escola Sócio Desportiva de Vila Real de Santo António acolhe a terceira edição da iniciativa que junta as escolas que melhor têm cumprido os objetivos definidos pela fundação merengue, cujo mérito é mundialmente reconhecido.

As partidas terão lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e reunirão dezenas de jovens - em equipas mistas,- com idades entre os 12 e os 13 anos, vindos de vários pontos da Europa.

Para Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a realização deste torneio no município dá destaque ao trabalho de excelência desenvolvido pela escola socio-desportiva vila-realense, cujos resultados já permitiram a integração de centenas de jovens em situação de risco, com dificuldades de aprendizagem ou inseridos em meios onde não é possível a prática desportiva».

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
UE: Luís Gomes anuncia novos mecanismos de apoio às PME

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, defendeu, esta quarta-feira, no encerramento da reunião anual do Comité das Regiões da União Europeia, em Bruxelas, a criação de novos mecanismos de apoio à internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME).
Centro de Alto Rendimento de VRSA ganha unidade hoteleira

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António quer ampliar a especialização do seu Centro de Alto Rendimento (CAR) nas modalidades de natação e triatlo, tendo apresentado ao Secretário de Estado da Juventude e do Desporto um conjunto de propostas para desenvolver esta estratégia.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 1 julho a 15 setembro
[19h30 > 00h00]
 Foto do Evento 1 julho [22h00] 
Feira do Livro
de Monte Gordo
Remember Altech e Companhia Lda
Com Djs Luís Nóia e Luís Neves
Marginal | Monte Gordo Sala CA2
C. Cultural António Aleixo | VRSA
  
 Foto do Evento 2 julho [22h00] Foto do Evento 5 a 29 julho
[seg. a sex. | 9h15 > 19h45]
 
Bailes de Verão
Grupo +2

Pintura e fotografia
de mãos dadas
São Passos e Marques Valentim
Largo Manuel Cabanas | V.N. Cacela Biblioteca Municipal V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento 5 julho [9h30 > 12h30] Foto do Evento 7 e 8 julho [9h30 > 12h30] 
Oficina réplicas de placas
de xisto pré-históricas
Ação Voluntariado
Limpeza do Sítio Arqueológico Medieval Poço Antigo
CIIPC - Santa Rita
*Marcação: ciipcacela@gmail.com
Sítio Arqueológico do Poço Antigo
Cacela Velha