Newsletter VRSA
 [ nº277 ] 1 8 setembro 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Vila Real Sto. António lidera missão de apoio da UE
para desenvolver rede de cuidados de saúde na Líbia
 
  
 Vila Real de Santo António recebe, a partir desta quinta-feira, a visita de uma comitiva líbia de autarcas e especialistas na área da saúde. A iniciativa é promovida pela autarquia em representação da Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) do Comité das Regiões (CoR) da União Europeia.

A missão tem como objetivo prestar apoio às autoridades daquele país do mediterrâneo na implementação de uma rede de cuidados primários de saúde e dará a conhecer alguns projetos pioneiros desenvolvidos por Portugal e pela autarquia de VRSA, de que são exemplo o programa de cuidados oftalmológicos «Cuidar», através do qual já foram tratadas mais de 10 mil pessoas em apenas 2 anos.

«É sobretudo uma jornada de reflexão e de debate que irá contribuir para a organização de um sistema de saúde de base local num país que está a atravessar grandes dificuldades e no qual a União Europeia (UE) quer colaborar na sua reconstrução», destaca Luís Gomes, presidente da autarquia de VRSA.


Ver mais
 Para isso, o programa conta com a colaboração, entre outras entidades, da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Dra. Ana Rita Cavaco; de dirigentes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve; de representantes do grupo Hospital Particular do Algarve; bem como de outras entidades e organismos ligados ao setor da saúde.

De acordo com Luís Gomes, que foi mandatado pelo Comité das Regiões (do qual faz parte) e pela Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) para coordenar e dirigir a missão, «este é o início de uma história de cooperação honesta e pragmática entre o País, a cidade de Vila Real de Santo António e a Líbia», defendendo, de igual forma, que «a reconstrução da Líbia significa um mediterrâneo mais seguro, forte e cooperante».

Além da chancela do Comité das Regiões, a iniciativa tem o apoio do Alto Representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia, Federica Mogherini, e integra-se na estratégia de Nicosia.


 
  
Foto destaque secundárioLançada a primeira pedra
da futura capela da Manta Rota


A autarquia de Vila Real de Santo António e a paróquia de Vila Nova de Cacela lançaram, esta segunda-feira, a primeira pedra da capela da Manta Rota. O novo equipamento ficará localizado na Quinta da Manta Rota, perto da praia, e irá ocupar uma área de cerca de 800 metros quadrados, em espaço público municipal.

O projeto da capela de São João Batista divide-se em seis áreas principais (altar, nave, sacristia, sala geral, acolhimento e sala de arrumos) e a obra terá um valor estimado de 120 mil euros.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «este equipamento destina-se não só a servir a freguesia de Vila Nova de Cacela, mas também os milhares de pessoas que visitam a localidade da Manta Rota durante o Verão», destacando «o empenho da paróquia e das forças vivas do concelho no avanço do projeto».

Para o pároco da freguesia de Cacela, Agostinho Pinto, «o lançamento da primeira pedra representa um ato significativo para a igreja e para as populações e corresponde a uma antiga aspiração da Manta Rota e da Associação de Beneficência ‘A Manta’».

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Fado e música portuguesa nas Festas de N. Sra. Encarnação

Vila Real de Santo António celebra, nos dias 3 e 4 de setembro, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade. Além da tradicional procissão e dos jogos populares, o cartaz contempla um espetáculo de fado, animação musical e fogo de artifício.
Ágata anima festas tradicionais
de Monte Gordo


Monte Gordo honra a sua padroeira, entre os dias 8 e 11 de setembro, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores. Procissão pelas ruas e praia de Monte Gordo e concerto com Ágata são pontos altos do cartaz.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 2 a 30 setembro [seg a sex - 9h15 > 19h45 | sáb - 14h00 > 19h45] Foto do Evento 3 e 4 setembro [9h30 > 19h00] 
Mosaicos da Vila
de Paula Amaro

Torneio de Ténis
inicio Ano Escolar
Escalões sub 12 e sub 16 M/F
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Clube ténis |
Complexo Desportivo VRSA
  
 Foto do Evento [19h00 > 24h00] Foto do Evento 3 setembro [21h30] 
Mostras de Artesanato
Artesanato | Bijutaria | Doces regionais | Artes decorativas
Encontros ao Largo
Noite de encerramento
3 e 10 set P. Marquês Pombal | VRSA
6 set Marginal | Monte Gordo
Praça Marquês de Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento 3 setembro [22h00] Foto do Evento 4 setembro [22h00] 
Noite de Fado
Elsa Jerónimo, Nádia Catarro, Neusa Brito e Renato Nené
Carla Sabino e André Ramos entre amigos
Espetáculo musical
Praça Marquês Pombal | VRSAPraça Marquês de Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento 4 setembro [18h00 > 24h00] Foto do Evento 6 setembro [22h00] 
Mercadinho Guadi
Sob as Estrelas
em Cacela Velha

Ciclo de cinema
Praça Marquês de Pombal | VRSAAntigo cemitério de Cacela Velha
(ao ar livre)