Newsletter VRSA
  [ nº278 ] 8 15 setembro 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 Ágata anima festas tradicionais de Monte Gordo 
  
 Monte Gordo honra a sua padroeira, entre os dias 8 e 11 de setembro, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores.

As comemorações têm início no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 22h00, com a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha, seguindo-se, às 22h45, um espetáculo de Dança Flamenca pela Academia de Baile Gracia Diaz.

No dia seguinte, sexta-feira, as atuações começam às 22h00, com a Academia de Ballet Contemporâneo. Mais tarde, às 22h45, a animação musical tem a assinatura do músico cubano Baby Lores, percursor na área do reggaeton.

No sábado, está agendado o jogo de veteranos Beira Mar x Campinense, bem como as habituais celebrações religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação da noite tem início às 22h00 e está a cargo de Luís Guilherme e do Duo Reflexo.
 O ponto alto das festas é a procissão religiosa, no domingo, dia 11 de setembro, às 17h00. Marcada por um cariz muito característico, a celebração religiosa percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.

Também no domingo, às 22h00, a zona poente de Monte Gordo recebe um concerto de Ágata. Com uma longa carreira sobejamente conhecida por todos os portugueses, a cantora irá trazer alguns dos seus maiores sucessos e fechar em grande aquela que é uma das mais carismáticas festas do Algarve.

A encerrar o cartaz, às 24h00, segue-se o tradicional fogo-de-artifício, que iluminará a Avenida Marginal, junto à praia.

Ver mais
 
  
Foto destaque secundárioCacela Velha
celebra a poesia na rua


As ruas da vila histórica de Cacela Velha voltam a encher-se de poesia, a 18 de setembro, com mais uma edição da «Poesia na Rua».

Durante todo o dia, os recantos desta localidade – onde todas as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram – oferecem aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de livros, mesas redondas, um mercado de rua com livros e produtos locais, bem como outros eventos pop-up.

A iniciativa tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que se inspiraram em Cacela Velha, como são os casos de Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

E porque esta é uma festa em redor das palavras, haverá muitas obras para ler e consultar diante do magnífico cenário natural de Cacela Velha, bem como um «estendal de poesia» onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA associou-se à abertura
da Festa das Angústias


Vila Real de Santo António associou-se à cerimónia de abertura das festas em honra de Nossa Senhora das Angústias, padroeira de Ayamonte. A iniciativa reuniu os autarcas de VRSA e de Ayamonte numa cerimónia de hastear das Bandeiras, na cidade pombalina, durante a qual foi tocado o hino dos dois países. O ato protocolar repetiu-se em Ayamonte.
VRSA liderou missão europeia
de apoio à Líbia


Terminou, com sucesso, a visita a VRSA de uma comitiva líbia de autarcas e especialistas na área da saúde. A iniciativa foi promovida pela autarquia, em representação do Comité das Regiões da União Europeia, tendo ficado agendadas propostas de colaboração para ajudar a reconstruir aquele país do Mediterrâneo fortemente afetado por conflitos bélicos.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento até 30 setembro [seg a sex - 9h00 > 13h00 - 14h00 > 16h45] Foto do Evento 10 setembro [19h00 > 24h00] 
Cana e Luz
Experiências e Potencialidades

Mostras de Artesanato
Artesanato | Bijutaria | Doces regionais | Artes decorativas
Arquivo Municipal A. R. Mendes | VRSA Praça Marquês de Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento 11 setembro Foto do Evento 11 setembro > 30 outubro [seg. a sex. | 9h00 > 13h00 - 14h00 > 17h00] 
V Batalha de Guarda-Redes
Olaria em Santa Rita
Exposição de objetos, usos
e memórias
Complexo Desportivo | VRSA
CIIPC | Santa Rita
  
 Foto do Evento 11 setembro [9h30] Foto do Evento 11 setembro [18h00 > 24h00] 
Passos Contados
A tradição cerâmica
em Santa Rita
Mercadinho Guadi
CIIPC | Santa Rita
Marcação: 281 952 600
Praça Marquês Pombal | VRSA
  
 Foto do Evento 11 setembro [22h00] Foto do Evento 16 setembro [21h15] 
Espetáculo com ÁGATA
Festas em honra de Nossa Senhora das Dores

III Festival de Dança
do Guadiana
Monte GordoPraça Marquês de Pombal | VRSA