Newsletter VRSA
 [ nº279 ] 15 22 setembro 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
 
 VRSA investe 1,5 milhões no setor da educação
e volta a oferecer livros escolares
 
  
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na gestão de rede de ensino do pré-escolar e primeiro ciclo e volta a atribuir, de forma gratuita, livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2016-2017.

A par dos manuais escolares, a autarquia vai ainda apoiar os estudantes do concelho na compra de livros de fichas de trabalho e investir 150 euros em material didático para cada uma das 50 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo.

De acordo com Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal, «a oferta de livros e material irá beneficiar mais de 800 alunos e representa uma aquisição de mais de 5000 manuais, ajudando as famílias a superar as dificuldades financeiras sentidas no início do ano escolar».

Também a pensar na qualidade do ensino, será oferecido, pela autarquia, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.
  «A estas valências, juntam-se os apoios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos humanos e manutenção do parque escolar, o que totaliza um investimento global de cerca 1,5 milhões no setor da educação, neste novo ano letivo», prossegue Conceição Cabrita.

De forma pioneira, VRSA continuará a ser o único concelho do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário, para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

Um ano mais, VRSA irá assegurar a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, pondo fim às listas de espera.

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar mais de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no caso do escalão B.

Ver mais
 
  
Foto destaque secundárioCacela Velha
celebra a poesia na rua


As ruas da vila histórica de Cacela Velha voltam a encher-se de poesia, a 18 de setembro, com mais uma edição da «Poesia na Rua».

Durante todo o dia, os recantos desta localidade – onde todas as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram – oferecem aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de livros, mesas redondas, um mercado de rua com livros e produtos locais, bem como outros eventos pop-up.

A iniciativa tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que se inspiraram em Cacela Velha, como são os casos de Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

E porque esta é uma festa em redor das palavras, haverá muitas obras para ler e consultar diante do magnífico cenário natural de Cacela Velha, bem como um «estendal de poesia» onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA associa-se às Jornadas Europeias do Património 2016

O Município de VRSA volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, no dia 24 de setembro, com a iniciativa «Eu sei, tu sabes, nós fazemos», no CIIPC, em Santa Rita. O programa contempla ainda um «Mercado de Trocas», em Cacela Velha, no dia 25 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00. Entrada livre.
Autarquia abre ano letivo com entrega de material escolar

A vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, assinalou, esta quarta-feira, a abertura do novo ano escolar, na Escola Manuel Cabanas, em Vila Nova de Cacela, com uma sessão de boas vindas aos encarregados de educação e a entrega de kits de material escolar em todas as salas do primeiro ciclo.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento até 30 setembro [seg. a sex. - 9h15 > 19h45 | sáb. - 14h00 > 19h45] Foto do Evento 16 setembro [18h00] 
Mosaicos da Vila
Exposição de desenhos a lápis grafite de Paula Amaro

Apresentação dos livros
«A Musa»
«Os rapazes rebeldes»
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento 16 setembro [21h15] Foto do Evento 17 setembro [15h00 > 17h00] 
III Festival de Dança
do Guadiana

Há luz na leitura
Estratégias de mudança pessoal com recurso à leitura
Praça Marquês de Pombal | VRSA
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSA
  
 Foto do Evento 22 setembro [18h00] Foto do Evento 23 setembro [22h00] 
Clube de leitura
Obra de Vitorino Nemésio
Bang Bang
Grupo de Dixie
Biblioteca Mun. V. Campinas | VRSASala CA2
Centro Cultural António Aleixo | VRSA