Newsletter nº28527 out 3 nov 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
Foto do destaque principal
 
 

Autarquia de VRSA e APA dão início
à obra de requalificação da praia de Monte Gordo

 
   
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai lançar, no início de novembro, o concurso público para a reabilitação da Praia de Monte Gordo, dando início à maior obra de sempre de requalificação do litoral do concelho, avaliada em 200 milhões de euros.

A construção de um passadiço pedonal sobrelevado com 2 quilómetros de extensão - um dos maiores do Sotavento -, ao longo de toda a frente marítima, será o primeiro passo da grande operação que renovará o rosto de Monte Gordo. Pela sua dimensão, é uma das intervenções mais visíveis.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «este é um claro sinal da mudança que vai ser levada a cabo na praia de Monte Gordo e é o ponto de partida para as dezenas de intervenções que irão ser realizadas durante o ano de 2017 e que incluem construção de uma unidade hoteleira de gama alta ou a criação de novos equipamentos de lazer e restauração».

Ver mais
 A construção do passadiço terá o valor base de 1,3 milhões de euros e destina-se a garantir o acesso ao areal e aos novos apoios de praia, permitindo a deslocação ao longo das áreas balneares. Será iluminado em toda a extensão, terá zonas de descanso e criará um novo circuito pedonal e de lazer na marginal.

Em paralelo, o plano já aprovado contempla a demolição dos antigos apoios de praia, que serão substituídos por cerca de 20 novos apoios distribuídos por 10 zonas balneares.

«Recorde-se que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira apenas previa a construção de 8 apoios de praia mas, através da sua revisão e do conjunto de reuniões que desenvolvemos com a APA, conseguimos a instalação de mais de 16 unidades, sendo que todos os empresários que detinham atividade na praia e tenham a sua situação regularizada perante a APA não necessitarão de submeter-se a concurso», afirma Luís Gomes.

 
 
Foto destaque secundárioCorrida «X Milhas do Guadiana» volta a unir Portugal e Espanha

A prova transfronteiriça «X Milhas do Guadiana» volta a ligar as cidades de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), no dia 6 de novembro, num fantástico percurso de 18,3 quilómetros que tem como atração a travessia da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana.

Esta será uma jornada especial, uma vez que se cumpre a 25ª edição da corrida. A partida terá lugar no Estádio Blas Infante, em Ayamonte, às 10h30 (hora portuguesa), estando a meta situada no Complexo Desportivo de VRSA, já em Portugal.

O facto de esta competição atravessar, no seu percurso, uma ponte que une dois países confere-lhe um carácter internacional, único na modalidade, sendo esperada a participação de um milhar de atletas.

As inscrições estão abertas até ao dia 2 de novembro e podem ser efetuadas na sede do Grupo Desportivo Pic-Nic (Portugal) ou no Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte (Espanha).


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Mestres da canção espanhola visitaram VRSA

Miguel Ríos, Ana Belén, Víctor Manuel, Joan Manuel Serrat foram apenas alguns dos nomes que passaram pelo salão nobre da autarquia, por ocasião do I Congresso sobre o Bem-estar e a Música, que decorreu em Ayamonte. Os presidentes das Câmaras de Ayamonte e VRSA foram os anfitriões da sessão que uniu os dois países pela música.
1/4 Escuro expõe
na Câmara Municipal


A 1/4 Escuro apresenta, até ao dia 8 de novembro, no átrio da Câmara Municipal de VRSA, a exposição de fotografia, «VRSA. Cultura, Tradição e Modernidade». A mostra reúne os melhores trabalhos do concurso, com o mesmo nome, organizado pela associação de fotografia, que retrata diferentes perspetivas da cidade.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 27 18h00 Foto do Evento 28 18h00 
Arquivo Entre Histórias
Cidade e Urbanismo
por João Pereira


Humanidade
Apresentação do livro
de Fernando Esteves Pinto
Arquivo Histórico
Biblioteca Municipal
  
 Foto do Evento 29 16h30 17h30 Foto do Evento até 29 seg. a sex. - 9h15 19h45
sab. - 14h00 19h45
 
Música para pais e filhos
Piano com Fernando Pessanha

Ciclos de vida - Camaleão
Exposição de pintura
Arquivo Histórico
Biblioteca Municipal
  
 Foto do Evento até 29 seg. a sex. | 9h00 13h00 - 14h00 17h00  Foto do Evento 30 10h30 18h00 
Olaria em Santa Rita
Objetos, usos e memórias

White Sunday
Domingo Stock out
CIIPC | Santa Rita

Centro Histórico | VRSA