Newsletter nº28710 17 nov 2016 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
Foto do destaque principal
 
 

VRSA assina protocolo com o IHRU para reabilitar
edifícios do Centro Histórico pombalino

 
   
 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assina, esta quinta-feira, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o protocolo de adesão ao programa «Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível», o qual se destina à recuperação de imóveis antigos que se encontrem degradados.

A medida permite captar financiamento para a reabilitação de edifícios com mais de 30 anos, situados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), que após a intervenção se destinem predominantemente a fim habitacional, em regime de renda condicionada.

Através desta parceria, a autarquia dá mais um passo importante para promover a regeneração urbana do centro histórico de Vila Real de Santo António e da frente ribeirinha da cidade (áreas já classificadas como ARU), apoiando os proprietários nos processos de licenciamento dos edifícios a requalificar.

Ver mais
 Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «este programa representa uma oportunidade estratégica para prosseguir a reabilitação do Centro Histórico de VRSA, que é hoje um dos mais ativos do país em termos comerciais e sobre o qual tem vindo a ser feito um trabalho exemplar em matéria de proteção, recuperação e dinamização».

«Por outro lado, este desafio corresponde à necessidade de regenerar os centros urbanos, contribuindo para a sua dinamização e valorização económica e facilitando o acesso das famílias do nosso concelho à habitação e ao mercado de arrendamento», prossegue Luís Gomes.

Podem candidatar-se a este programa pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada ou pública, que sejam proprietárias de edifícios, ou parte de edifícios a reabilitar.

Os montantes financiados pelo projeto preveem um empréstimo até 90% do investimento total da obra de reabilitação.


 
 
Foto destaque secundárioAutarquia de VRSA abre inquérito para apurar ilegalidades urbanísticas cometidas nos mandatos anteriores a 2005

A Câmara Municipal de VRSA vai abrir um inquérito para apurar todas as responsabilidades dos múltiplos processos urbanísticos herdados dos mandatos anteriores a 2005, num momento em que os tribunais continuam a declarar a ilegalidade das licenças que deram origem à construção de diversas urbanizações nas três freguesias do concelho.

Em causa estão cerca de uma dezena de empreendimentos e planos - construídos entre 1997 e 2005 - cuja ilegalidade já foi julgada pelo tribunal e sobre os quais o Ministério Público veio pedir a reposição das condições naturais dos terrenos antes das construções.

De acordo com o autarca, a decisão de avançar neste momento com o processo de inquérito prende-se com o facto de só agora estar terminada a avaliação da dimensão das responsabilidades que podem vir a ser imputadas ao município em função das decisões do passado, e cujo montante pode ultrapassar os 100 milhões de euros.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
VRSA recebe o III Meeting Internacional de Natação do Algarve

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, nos dias 12 e 13 de novembro, o III Meeting Internacional de Natação do Algarve, competição que reunirá, num só fim de semana, os melhores atletas da modalidade.
Centro Histórico de VRSA festeja o São Martinho

Vila Real de Santo António assinala o Dia de São Martinho, esta sexta-feira, dia 11 de novembro, com a presença da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, que irá preparar e dar a provar, na Praça Marquês de Pombal, um menu de degustação associado à efeméride
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 11 21h30 Foto do Evento 12 9h00 17h00 
Cinema em VRSA
«Cartas da Guerra»
de Ivo M. Ferreira
Feira de Velharias
e Numismática
Sala do Glória F.C.
Praça Marquês de Pombal
  
 Foto do Evento 12 15h00 18h00 Foto do Evento 12 ⋅ 16h30 › 17h30 
Oficina
Entrançar a cana

Música para pais e filhos
Clarinete com João Segura
CIIPC - Santa Rita
Marcação: 281 952 600

Arquivo Histórico
Marcação: 281 510 260
  
 Foto do Evento 16 17h00 Foto do Evento 19 15h30 - Bebés dos 0 aos 2 anos
17h00 - Crianças dos 3 aos 6 anos
 
Sunyata
Conferência sobre as antigas terras do Hindostão
Música para bebés e crianças
com Ricardo Silva
Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal
Marcação: 281 510 050