Newsletter nº31311 18 mai 2017 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
Foto do destaque principal
 
 VRSA celebra dia da cidade com homenagens
e recriações históricas
 
   
 Vila Real de Santo António assinala, este sábado, o 243º aniversário da sua fundação com um programa cultural e musical e uma sessão solene, durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito e contributos para o concelho.

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com o hastear da bandeira, às 9h00, seguindo-se a inauguração do projeto «Parque Aventura», no Complexo Desportivo de VRSA.

Pelas 10h30, tem lugar a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, será apresentada a nova identidade gráfica da praia de Monte Gordo e será assinalada a passagem da presidência da Eurocidade do Guadiana para o município de VRSA.


Ver mais
 Este ano, entre as personalidades vila-realenses homenageadas, encontram-se o ciclista Amaro Antunes, o árbitro Nuno Almeida, o historiador Hugo Cavaco e o historiador e académico Horta Correia.

Será ainda distinguida a escola de dança «Splash», pela sua representação além-fronteiras; o Lusitano Futebol Clube, por ocasião do seu centenário; o grupo Cantar de Amigos; as forças policiais do concelho, assim como os órgãos de comunicação com sede no município, nomeadamente o Jornal do Algarve e a Rádio Guadiana.

Durante a cerimónia serão também entregues diplomas de mérito aos melhores alunos e aos funcionários autárquicos com 18 ou mais anos de serviço.

 
 
Foto destaque secundárioCortejo Etnográfico mostra quatro séculos de história

O Cortejo Histórico e Etnográfico regressa, um ano mais, a VRSA, no dia 13 de maio, às 18h00. A iniciativa tem início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas e terminará na Praça Marquês de Pombal, sendo esperada a presença de centenas de figurantes.

A atividade retrata quatro séculos de história, com alguns dos mais importantes episódios que marcaram a identidade do concelho. Faz igualmente um retrato cronológico desde a fundação da vila até aos nossos dias, não sendo esquecidas as figuras do Marquês de Pombal ou do Rei D. José I.


Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Praça ‘recua’ à época do Marquês de Pombal

Até ao próximo domingo, a Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, recebe a Feira Histórica e recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época e venda de artesanato e produtos típicos.
A entrada é livre.
Companhia «II Acto» recria
o incêndio de 1908


A companhia de teatro II Acto apresenta, no dia 13 de maio, «O Incêndio», uma recriação histórica que recorda o fogo de 1908 ocorrido nos Paços do Concelho. A adaptação do facto histórico conta com um elenco de mais de meia centena de atores.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento até 31 seg a sex
9h30 › 13h00 - 14h00 › 16h45
 Foto do Evento até 31 seg a sex
9h30 › 13h00 - 14h00 › 16h45
 
Construção de VRSA
Exposição de documentos
de J. Sande Vasconcelos

Exposição
Rota das Cidades
do Iluminismo
Arquivo Histórico Municipal
Arquivo Histórico Municipal
  
 Foto do Evento 12 21h00 Foto do Evento 13 17h00 
Missa e Procissão das Velas
Futebol
Torneio «Amizade Centenário»
Torneio «Veteranos»
Igreja Matriz | VRSA
Complexo Desportivo VRSA
  
 Foto do Evento 13 21h30 Foto do Evento 19 21h30 
Espetáculo de fado
com Elsa Jerónimo,Nádia Catarro e Renato Nené

Festival Arte Sem Fronteiras
Pela Companhia Dança Splash
Praça Marquês de Pombal
Centro Cultural António Aleixo
A programação pode ser alterada por motivos alheios a esta publicação. | A informação é da exclusiva responsabilidade das entidades que a fornecem.