Newsletter nº3491 8 fev 2018 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
Foto do destaque principal
 
 Eurocidade do Guadiana ganha personalidade
jurídica e garante acesso a fundos europeus
 
   
 A Eurocidade do Guadiana, constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acaba de ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

Através deste instrumento, torna-se agora mais fácil a cooperação transfronteiriça transnacional entre as três autarquias, dando-lhes, por exemplo, a possibilidade de se candidatarem diretamente, enquanto órgãos de poder local e regional de diferentes Estados-Membros, aos fundos europeus e de os gerirem.

Através deste estatuto, concedido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, no caso português, pode também ser confiada à Eurocidade do Guadiana a execução de programas cofinanciados pela União Europeia ou de outros projetos de cooperação transfronteiriços.

Ver mais
 Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara de VRSA, município que assume atualmente a presidência da Eurocidade, «este reconhecimento reforça ainda mais a união entre as três autarquias, que podem assim aceder a projetos e fundos europeus, beneficiando das economias de escala e ampliando o raio de ação das suas medidas, que passam agora a beneficiar dois países e duas regiões em simultâneo».

Tal pode abranger a gestão de meios de transporte ou de hospitais, a execução de planos de desenvolvimento transfronteiras, bem como a gestão de programas conjuntos para financiar projetos de interesse.

Os AECT foram criados em 2006 pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, com o apoio político do Comité das Regiões.
 
 
Foto destaque secundárioAutarquia planeia estratégia turística para VRSA

A presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, reuniu-se, esta quarta-feira, com os hoteleiros e empresas turísticas do município, com o objetivo de apresentar a estratégia do concelho para os próximos anos.

O encontro contou com forte participação das empresas, hotéis e diretores das unidades de alojamento, tendo sido acordada a unificação da promoção turística do município e o lançamento de várias plataformas online e offline para a comunicação do destino VRSA nos mercados nacionais e internacionais.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Espetáculo «Cataplay»
une teatro e gastronomia


A sala CA2, no Centro Cultural António Aleixo, recebe, esta sexta-feira, às 19h00, o Espetáculo de Teatro Itinerante e Gastronomia «Cataplay». Esta é a história de «um chefe de cozinha árabe e de uma cozinheira marafada» que disputam entre si a melhor receita de cataplana, ao mesmo tempo que abordam com humor as preocupações do dia-a-dia.
Carnaval Popular regressa
a VRSA e Monte Gordo


VRSA e Monte Gordo celebram o Carnaval, entre os dias 9 e 17 de fevereiro, com desfiles, corsos carnavalescos, carros alegóricos e bailes. Sob o tema «Lendas e Histórias de Encantar», em VRSA, o desfile terá lugar no dia 11 de fevereiro, na Praça Marquês de Pombal, enquanto em Monte Gordo está agendado para o dia 13, terça-feira de Carnaval, na Avenida Marginal, sempre às 15h30.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 2 fev ⋅ 18h00 Foto do Evento 3 fev ⋅ 9h00 17h00
 
Aguarelas
Inauguração da Exposição
de Paula Amaro

Mostra de Artesanato
de Inverno
Biblioteca Municipal Vicente Campinas
Praça Marquês de Pombal
  
 Foto do Evento 4 fev ⋅ 9h30 18h00 Foto do Evento 7 fev ⋅ 10h00 

Mercadinho Guadi

Pescas e indústria conserveira
Visualização de documentários
Praça Marquês de PombalArquivo Histórico Municipal
  
 Foto do Evento 9 a 20 fev Foto do Evento 10 fev ⋅ 10h00 13h00 

Torneio UEFA Futebol
Sub-16

Mestre Manuel Cabanas
Comemorações do aniversário
Complexo Desportivo de VRSAArquivo Histórico Municipal
A programação pode ser alterada por motivos alheios a esta publicação. | A informação é da exclusiva responsabilidade dos promotores.