Newsletter nº36019 26 abr 2018 TwitterFacebook / www.cm-vrsa.pt 
Foto do destaque principal
Foto do destaque principal
 
 Vila Real de Santo António lidera
presidência da Eurocidade do Guadiana
 
   
 O município de Vila Real de Santo António (VRSA) assumiu, esta quarta-feira, a presidência da Eurocidade do Guadiana, um instrumento de cooperação internacional constituído pelas localidades transfronteiriças de Ayamonte, Castro Marim e VRSA.

A cerimónia, que coincidiu com a Assembleia Geral da Eurocidade, teve lugar no Salão Nobre da autarquia e contou com a presença de Conceição Cabrita, Presidente da Câmara Municipal de VRSA, Francisco Amaral, Presidente da Câmara de Castro Marim e Alberto Fernandez Rodriguez, Alcalde de Ayamonte.

Na ocasião, foi apresentado o plano de trabalhos da Eurocidade para os próximos meses, nomeadamente nas áreas do turismo, colaboração e planeamento estratégico, tendo sido dado especial destaque ao facto deste agrupamento de cidades já possuir personalidade jurídica.

Ver mais
 Apesar de o município de VRSA assumir a presidência da Eurocidade no próximo biénio (2018-2019), a sede administrativa do organismo ficará localizada em Ayamonte (Espanha), ultrapassando-se assim a fronteira territorial no que toca à gestão e assinalando a visão do território como um todo.

Durante a Assembleia Geral, foi igualmente formalizado o objetivo de transformar a Eurocidade do Guadiana no novo destino turístico da Península Ibérica, valorizando os ativos naturais e os recursos de cada país.

«Com esta aposta, nasce uma nova marca turística que ultrapassa as margens do Rio Guadiana e valoriza os equipamentos existentes nas fronteiras do Algarve e da Andaluzia, conferindo economia de escala a cada um dos municípios», nota Conceição Cabrita.
 
 
Foto destaque secundárioMinistra do Mar anuncia obras no Guadiana no valor de 750 mil euros

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou, na passada sexta-feira, o novo cais transfronteiriço de Vila Real de Santo António. A estrutura representa um investimento de 334 mil euros e permite o acesso a terra de viaturas e passageiros através de uma ponte com 16 metros de comprimento e 3 de largura.

Durante a visita a VRSA, a Ministra do Mar comprometeu-se em avançar, ainda este ano, com a recuperação do molhe da barra do Rio Guadiana, estrutura que sofreu vários danos durante as tempestades deste inverno.

A obra será levada a cabo pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e está orçamentada em 550 mil euros.

Na lista de prioridades do Governo, foi também anunciada a reconstrução do segundo cais de VRSA, por parte da Docapesca. A intervenção tem o custo de 200 mil euros.

Ver mais
 
 Foto de noticia Foto de noticia 
  
Autarcas e população consideram que EN 125 está 'ao abandono'

O Movimento de Cidadania da EN 125 e o Jornal do Baixo Guadiana organizaram, esta segunda-feira, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, um debate sobre o estado de abandono e degradação da EN 125 no troço entre Tavira - Cacela - Vila Real de Santo António.
Vila Real de Santo António
celebra o Dia da Liberdade


O município de Vila Real de Santo António celebra o 44º aniversário do 25 de Abril com um programa que se estende a todas as freguesias e inclui uma sessão solene, atividades desportivas, uma conferência comemorativa e espetáculos musicais e de poesia.
  
Ver maisVer mais
Agenda Cultural
  
 Foto do Evento 21 abr ⋅ 16h00 Foto do Evento 21 abr ⋅ 9h30 › 20h00 
Ruas
Apresentação do Livro
de João Pereira e Pedro Tavares
Dia Aberto na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA
Biblioteca Municipal VRSASede do Centro Interpretativo
Sapal de Venta Moinhos
  
 Foto do Evento 21 abr ⋅ 15h30 e 16h30 Foto do Evento 22 abr ⋅ 15h00 › 17h30 
Leitura com mimos
Sessão de leitura para bebés
com Rita Moriés
Oficinas de Iniciação à Sensibilidade Cultural
Atividades para Pais e Filhos
Biblioteca Municipal VRSA
Marcação: biblioteca@cm-vrsa.pt
Arquivo Histórico Municipal ⋅ VRSA
Marcação: arquivomunicipal@cm-vrsa.pt
  
 Foto do Evento 27 abr a 5 mai Foto do Evento 27 abr ⋅ 18h00 
Encontros de DançaLiberdade e Democracia
Conferência sobre o 25 de Abril de 1974, por Vasco Lourenço
Centro Cultural António Aleixo VRSAArquivo Histórico Municipal ⋅ VRSA
A programação pode ser alterada por motivos alheios a esta publicação. | A informação é da exclusiva responsabilidade dos promotores.